Grande Curitiba

Projeto Memória Viva revive a história das famílias campo-larguenses

24 de maio de 2022 às 16:10
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Na última sexta-feira (20/05), o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, sentou à mesa na roda de conversa que foi realizada para o fechamento da 20ª Semana Nacional dos Museus – com a temática “O Poder dos Museus”, onde foram reprisadas entrevistas que foram desenvolvidas com esses idosos que decidiram participar do Projeto Memória Viva.

As reprises foram transmitidas no Museu Histórico de Campo Largo como forma de incentivar novos idosos a participarem do projeto e como um resgate histórico e cultural da criação do município, das famílias originárias, dos costumes e crenças que norteiam a vida dos campo-larguenses até os dias atuais.

O Projeto Memória Viva foi ineditamente apresentando em 2018, numa iniciativa do então prefeito Marcelo Puppi (in memoriam), junto ao então Departamento de Cultura do município, então coordenado pela professora e historiadora Lindamir Ivanoski – diretora da Cultura Municipal.

O Memória Viva é um conjunto de ações para estruturação das atividades da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura e busca consolidar espaços e materiais para referências históricas, de pesquisa, conservação do acervo e registro cultural oral da cidade.

Um dos desdobramentos do projeto consiste na história da cidade de Campo Largo, contada por seus moradores através de suas narrativas de vida, reunida em documentários em entrevistas, com fotos, textos e, principalmente, um resgate na memória e lembrança desses “contadores” que são a descendência das famílias pioneiras que fundaram o município.

As narrativas relatam contos, causos e histórias de vida, resgatando a ancestralidade local e a cultura que não foi apagada ao longo dos efeitos do tempo, com a transmissão dos saberes e hábitos regionais.

MEMÓRIA VIVA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CAMPO LARGO – Na tarde da sexta-feira (20/05), estiveram presentes desenvolvendo a Roda de Conversa as personalidades locais: Sr. Adalberto D. Ferreira e sua filha, Laudicéia D. Ferreira, Carmen Antonieta Gabardo Pereira, Josefina C. Rivabem (mãe do prefeito de Campo Largo), Edson dos Santos Silva, Edizon Antonio Rorbacker e Milton Casemiro Muginoski, para um momento de confraternização e conhecimento repassado pelos presentes como uma memória que não será esquecida. Todos foram recepcionados, além do prefeito, pelo secretário municipal de Esporte, Lazer e Cultura, Luiz Gustavo Torres, e pela historiadora e diretora de Cultura Municipal, Lindamir Ivanoski.

Todo o material desenvolvido ao Memória Viva é fonte para o acervo histórico de Campo Largo e será publicizado via redes sociais e canais de comunicação oficiais da Prefeitura do município, com o objetivo de mostrar a importância das origens e do conhecimento que há por trás de longas vivências e experiências.

O prefeito Maurício Rivabem contou que as raízes de uma povo são vistas no futuro das novas gerações e na criação de “novas cidades” como referenciais que sustentam os pilares e as bases da construção de centros urbanos e, principalmente, influem no desenvolver das políticas públicas traçadas pela Administração Direta, que reconhece as demandas através de seu povo.

“TUDO É MEMÓRIA VIVA.” (Lindamir Ivanoski)