Grande Curitiba

Importância do faz-de-conta e das brincadeiras é tema de formação de professores

As educadoras foram desafiadas a organizar espaços simbólicos e a repensar as formas de planejar, registrar, investigar, pesquisar e encantar os alunos
24 de junho de 2022 às 15:50
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – A Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação promoveu neste mês uma formação pedagógica para as professoras da Rede Municipal de Ensino.

As educadoras foram desafiadas a organizar espaços simbólicos e a repensar as formas de planejar, registrar, investigar, pesquisar e encantar as crianças.

O objetivo é sensibilizar as profissionais da educação para a importância das miudezas, do faz-de-conta, das brincadeiras, das interações e da disponibilidade para a escuta daquilo que parece trivial, mas que chama a atenção na infância.

DIRETRIZ

O Referencial Curricular que orienta as ações em salas de aula do nosso município deixa claro:

“Os espaços precisam ser abertos às inúmeras possibilidades do brincar, garantindo que as crianças aprendam e tenham as suas infâncias respeitadas. Ou seja, tal prática precisa ser livre para as crianças, mas intencional para os educadores, que assumem a postura de investigadores do brincar”.