Grande Curitiba

Confira a programação do segundo encontro do programa “Desvendando o Autismo”

Grupo de apoio criado por profissionais da Saúde de Campo Largo é voltado para pais de pacientes diagnosticados com TEA. Ação se repete todas as últimas quartas-feiras de cada mês
19 de agosto de 2022 às 12:56

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Saúde, informa a programação do próximo encontro do programa “Desvendando o Autismo” que será na quarta-feira dia 31 de agosto, na Unidade da Mulher e da Criança, a partir das 17h30. A palestra será sobre “Autismo: da teoria ao cotidiano e vice-versa”, ministrada por Priscilla do Carmo Gozzo, médica da família que atua na pasta.

A proposta é conversar sobre os discursos entre o saber e o conviver, nos âmbitos familiares. Também é uma oportunidade de conhecer a equipe multidisciplinar do ambulatório de saúde mental infantil, bem como esclarecer dúvidas e dificuldades que os pais, familiares e cuidadores estão passando.

Lembrando que pacientes diagnosticados com o transtorno do espectro autista (TEA) aqui de Campo Largo possuem uma equipe de Psicologia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia estruturada para atender a demanda do município, com especialização em Reabilitação e nos atendimentos a pacientes e familiares. No próximo mês o encontro será dia 28 de setembro.

AUTISMO

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades, sendo geralmente identificado entre os 12 e 24 meses de idade. A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

Ou seja, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhores serão a qualidade de vida e a autonomia da pessoa. O diagnóstico de autismo em crianças e adolescentes deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, que pode incluir pediatra, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo e neuropsicólogo, e geralmente é feito através da observação da criança, informações sobre a gestação e parto, e da realização de alguns testes de diagnóstico e exclusão de outras patologias, como exame de sangue, eletroencefalograma e testes auditivos. O tratamento do autismo deve ser feito com acompanhamento de um médico e, dependendo das necessidades individuais, também com acompanhamento multiprofissional como, por exemplo, fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Serviço

Programa “Desvendando o Autismo”

Dia: 31 de agosto (sempre na última quarta-feira do mês)

Horário: das 17h30 às 19h

Local: Unidade da Mulher e da Criança (Rua Harrold hein, nº 2412, Aparecida)

Informações: (41) 3291-5076 (Secretaria Municipal de Saúde)