Projeto Circo Maker leva oficinas circenses à escolas municipais
COM ASSESSORIAS – Desde a última terça-feira (16), os alunos da Escola Municipal Augusto Pires de Paula, no interior de Campo Largo, em Três Córregos, estão recebendo oficinas circenses por meio do projeto Circo Maker. No total, as atividades contemplam 100 estudantes do 5º, 4º e 3º ano.
“O projeto tem esse nome porque ele traz atividades circenses, com o objetivo de desenvolver a criança dentro das várias capacidades coordenativas e sociais, pelo trabalho em grupo. Também vem com a ideia do “maker”, “faça você mesmo”, para dar um subsídio para eles construírem o próprio material e poderem praticar fora do contexto de aula, para se aprimorarem e também perceberem que muitas coisas eles mesmos podem fazer”, explica o professor e idealizador do projeto, Alexandre Gabardo.
Com duração de 10 semanas, o projeto promove um encontro de duas horas por semana, com oficinas inovadoras e recheadas de momentos desafiadores, envolvendo atividades de acrobacias de solo, equilíbrio, malabarismo e mágica, totalizando uma carga horária de 20 horas.
O Circo Maker, que já passou por outras duas escolas do município (Escola Municipal Dona Final e a Carlos Drummond de Andrade) conta com o apoio da Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Educação, do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), e é patrocinado pela Companhia Campolarguense de Energia, COCEL.
“A Cocel entra nessa parceria por ser uma grande arrecadadora de ICMS e, estando dentro do PROFICE, pode fazer o chamamento público para efetivamente beneficiar projetos ali inscritos. Sendo assim, parte do ICMS arrecadado em Campo Largo tem um retorno para o município por meio de eventos culturais, educacionais, como o Circo Maker”, destaca o diretor-presidente da COCEL, José Arlindo Lemos Chemin.