População encontra serviços, apoio social e oficinas nos 4 CRAS do município
COM ASSESSORIAS – A população de Campo Largo conta com quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) que oferecem diversos serviços nas áreas de vulnerabilidade e de risco social. Os CRAS do município estão localizados no distrito da Ferraria, no Jardim Meliane, na Vila Rivabem e na Popular Nova. Juntas, as quatro unidades atendem em média 500 pessoas.
Os CRAS são responsáveis por organizar e disponibilizar o atendimento para os programas da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Além disso, eles oferecem atendimento psicológico quando necessário e oficinas com diversos tipos de atividades.
O assistente social recebe o cidadão e identifica suas demandas e em quais programas ele e sua família se enquadram, como por exemplo, Auxílio Alimentação, Auxílio Natalidade e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Nos CRAS, a população fazer o Cadastro Único (CadÚnico), que integra vários benefícios sociais dos governos Federal e Estadual (Auxílio Brasil, tarifa social de energia elétrica, Leite das Crianças, isenção de taxas para concurso público, ID Jovem, Auxílio Funeral, Carteira do Idoso, isenção tarifária, etc), e ainda tem acesso às ações de castração de animais gratuita e encaminhamento para atendimento jurídico na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Fortalecimento de vínculos
É também, nas unidades do CRAS, que o cidadão encontra o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV). O SCFV é um trabalho realizado em grupo, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Os CRAS promovem e organizam grupos de idosos, de crianças e de mulheres com este objetivo.
Nos CRAS, também são desenvolvidas diversas atividades para a população, como aulas de dança, oficinas de história em quadrinhos, artes marciais, musicalização, entre outros. Atualmente, por exemplo, acontecem as “Oficinas de Convivência e Integração do Idoso”, por meio do programa Parceiro do Idoso, do banco Santander. Os idosos dos quatro CRAS participam de oficinas de dança, música, artesanato, jogos de mesa e de novas tecnologias.
A Secretaria de Desenvolvimento Social disponibiliza dois assistentes sociais em cada uma das unidades do CRAS. Todos esses programas e ações estão disponíveis à população de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.
Centro da Juventude
Já no bairro Bom Jesus, os jovens e adolescentes de Campo Largo podem contar com o Centro da Juventude. O Centro da Juventude é um espaço para atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional para este público. Um assistente social atua no local orientando e encaminhando os jovens nos programas e ações.
O objetivo do Centro da Juventude é afastar os adolescentes e jovens de situações de risco e de vulnerabilidade social, com ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política. Jovens entre 14 e 18 anos podem pedir uma bolsa-auxílio, pelo programa Bolsa Agente de Cidadania. Para receber o benefício, o adolescente precisa desenvolver um projeto e aplicá-lo em atividades de convivência, formação e cidadania.
Para saber mais sobre as ações desenvolvidas e programas disponibilizados nos CRAS e no Centro da Juventude, o cidadão pode se dirigir até a unidade mais próxima, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.
- CRAS Rivabem
Rua Luiz Rivabem nº 665 – Vila Rivabem.
Telefone: (41) 3392-6388/ (41) 3392-3358
- CRAS Ferraria
Rua Mato Grosso, nº 7245 – Ferraria.
Telefone: (41) 3649-3326 (atualmente sem serviço por conta de furto de cabos)
Telefone temporário: (41) 99793-0887
- CRAS Popular Nova
Rua Maurício José Lopes, nº 31 – Popular Nova.
Telefone: (41) 3292-9541
- CRAS Meliane
Rua Ovídio Jorge Nogueira, nº 200 – Jardim Meliane.
Telefone: (41) 3399-1501/ (41) 3292-7434
- Centro da Juventude
Rua Ademar de Barros, nº 196 – Bom Jesus.
Telefones: (41) 3292-3487/ (41) 3393-2203