Semana Nacional de Trânsito traz a Campo Largo ações e parcerias para segurança viária

COM ASSESSORIAS – Todos os anos é realizada a Semana Nacional de Trânsito entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro. Com essa proposta, uma parceria entre a Prefeitura de Campo Largo e o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) desenvolve a campanha informativa e orientativa para dar sequência às ações realizadas no mês de maio, durante o Movimento Maio Amarelo.
As ações, que acontecem em todo o Brasil, buscam através de diálogos, blitze educativas, palestras, troca de experiências e divulgação de materiais de comunicação a conscientização para o trânsito seguro e têm parceria com a CNT Sest/Senat (Confederação Nacional do Transporte – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o apoio institucional do Ministério da Infraestrutura, por intermédio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
Para abrir o diálogo à Semana Nacional de Trânsito, foi realizada uma live de lançamento no dia 25 de agosto, onde o secretário de Ordem Pública de Campo Largo, Samir Moussa, e demais agentes do Departamento de Trânsito municipal participaram, junto ao secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, à diretora executiva do Sest Senat, Nicole Goulart, e ao diretor-presidente do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), Paulo Guimarães, com interação e integração dos materiais desenvolvidos para serem divulgados à população brasileira como fonte de informação para diminuir o número de acidentes e vítimas de trânsito no país, nos estados e nos municípios.
Em Campo Largo, a Prefeitura divulga nos canais oficiais digitais materiais informativos de orientação no trânsito, de medidas de prevenção/direção defensiva, sobre a importância do respeito à velocidade permitida nas vias públicas, dos equipamentos necessários que cada motorista/piloto devem utilizar na hora de transitar com veículos e motocicletas nas vias, e, ainda, uma cartilha do ONSV que foi direcionada aos estudantes da rede municipal de ensino e trabalhada em sala de aula com professores e alunos para a devida informação sobre a conscientização no trânsito e o respeito às normas vigentes, com foco no trânsito seguro.
SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO NO MUNICÍPIO – Ações de conscientização serão desenvolvidas entre agentes da Ordem Pública de Campo Largo, agentes do Deptran local, com a Guarda Mirim das três sedes locais (Três Córregos, Centro e Ferraria), com agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros à efetiva criação de políticas públicas que discutem sobre como fazer um trânsito e uma cidade com melhor e mais segura mobilidade urbana.
Confira as ações:
– Blitze educativas no centro pela turma da Guarda Mirim e Guarda Municipal;
– Diálogos nas escolas e palestras;
– 22/09 – Inauguração Pista Escola Pública de Trânsito;
– 23/09 – Blitz com o Grupo BR 277;
– 24/09 – Simulado de acidente de trânsito;
– 25/09 – Passeio ciclístico “Conscientização e respeito aos Ciclistas”.
Essas ações envolvem toda a comunidade, desde crianças à idosos, com o objetivo de atingir o máximo de pessoas possível com orientações sobre tudo que se refere às normas vigentes de trânsito e os cuidados para um trânsito organizado e seguro.
Na manhã desta terça-feira (20), o secretário municipal de Ordem Pública participou de um encontro no Palácio do Governo do Estado do Paraná com lideranças estaduais e o secretário nacional de Trânsito, e mais lideranças de demais prefeituras, para acompanhar a assinatura de decreto que instaura seis eixos para o combate às mortes no trânsito, com foco em reduzir mais de 50% dessas, até 2030. Esses eixos são: Gestão da Segurança no Trânsito / Vias Seguras / Segurança Veicular / Educação para o Trânsito / Atendimento às Vítimas / Normatização e Fiscalização.
O secretário municipal, Samir Moussa, reflete que todas ações serão trabalhadas de forma integrada com outros municípios, com o Estado e a União e que as mudanças no trânsito de Campo Largo já são sentidas pela população. “Nós estamos implementando um novo conceito de mobilidade urbana, segura e eficaz, onde os motoristas têm que diminuir a velocidade e ter mais atenção quanto aos novos semáforos, ao novo calçamento no centro, que já estão trazendo queda no número de acidentes e atropelamentos no trânsito central”, ressalta Moussa.
Todo ano morrem 35 mil pessoas no trânsito brasileiro; a cada 12 minutos, uma pessoa morre ou atropelada ou em acidente de trânsito. Com a Política Nacional de Trânsito, o país já reduziu o número de mortes de 42 mil pessoas em 2011, para 35 mil em 2021. Mas os números ainda são alarmantes e impactam diretamente outros setores, como o da Saúde Pública, da Segurança Pública e do Desenvolvimento Econômico e Social de toda uma sociedade.
A Semana Nacional de Trânsito vem justamente corroborar às ações desenvolvidas e trazer ainda mais estratégias para o alcance na redução de mortes e atropelamentos no trânsito em geral.
MISSÃO SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO – Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito promove por meio da conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro. Deve ser o momento em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovam ações de educação e conscientização para a segurança no trânsito. Após dois anos de ações realizadas exclusivamente pelas redes sociais, devido à pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social, as ações voltam a ser presenciais este ano.