Grande Curitiba

“Eu Repenso: Dia da Troca Consciente” na praça do museu somou quase 6 toneladas de resíduos trocados por 3 mil mudas

Com grande adesão dos campo-larguenses, a ação realizada na última sexta-feira teve doação de diversos materiais de descarte que puderam ser trocados por mais de vinte espécies de plantas nativas
28 de setembro de 2022 às 15:52
(Foto: Divulgação/PMCL)

Neste ano o Dia da Árvore foi celebrado de uma forma diferente em Campo Largo. A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, realizou uma ação gratuita denominada “EU REPENSO: DIA DA TROCA CONSCIENTE”, com troca de pelo menos 16 espécies de árvores nativas e quatro espécies de arbustos nativos por diversos tipos de resíduos.

Realizada na última sexta-feira (23), na Praça Getúlio Vargas (também conhecida como Praça do Museu), das 8h às 17h, a ação foi um sucesso de público e de arrecadação. Além do cuidado com a natureza, o objetivo foi ajudar na arrecadação de materiais recicláveis para as Associações e a Cooperativa de Reciclagem que receberam os materiais arrecadados para separação, e posterior venda.

Levantamento da Secretaria após o evento contabilizou três mil mudas distribuídas para os participantes, sendo que dentre as opções a mais pedidas foram ipê roxo, ipê amarelo, brinco de princesa, caliandra rosa e cereja. Ao todo foram 5.773,10 kg arrecadados, ou seja, mais de cinco toneladas de resíduos que os participantes levaram até a Praça do Museu. Foram contabilizados:

Quem participou da ação foi Diva Legnani e sua neta Julia. Elas levaram uma sacola cheia de fios e materiais eletrônicos sem uso, e na troca levaram 4 mudas para plantar. Também estavam lá a pequena Valentina e sua mãe Andrea. Foram tantas mudas que elas tiveram direito na troca que precisaram de um carrinho para levar até o carro. E quem se preparou mesmo para a ação foi a campo-larguense Kelly Joia. “Achei legal a iniciativa e isso até fez com que eu organizasse a casa para separar os materiais e trazer os recicláveis para troca. Trouxe livro, pilha e remédio”, contou ela que levou 23 mudas para distribuir entre os pais, sogros e a vizinha. Ela contou com a ajuda da irmã Hellen Silva e também reforçou que gostaria de ações como essa com maior frequência.

No local havia caminhões de coleta e cinco caçambas de empresas parceiras que estavam identificadas para o descarte de cada material. Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária também estavam no local para responder dúvidas dos munícipes e atender a população. E a ação contou com patrocínio do InPAR (Instituto Paranaense de Reciclagem), as gestoras de logística reversa Reciclus, Reciclanip e Green Eletron, bem como a presença das empresas parceiras Tintas Verginia, Nunes Farma, Ilux, SICOOB, Xibiu Reciclagem de Pneus, LG Transportes, Instituto Recicleiros, HMS, Associação Unidos da Reciclagem (ASSUR), Associação de Reciclagem Campolarguense (ARC), Associação de Reciclagem Amigas do Meio Ambiente (AR-AMA), Associação de Reciclagem Lutar e Vencer (ARLeV) e Cooperativa Recicla Campo Largo.

Logística reversa – O InPAR convidou a Prefeitura de Campo Largo, inclusive, para o “dia do desafio”, incluindo na ação aqueles resíduos que são da logística reversa. Isso porque muitos dos resíduos recolhidos na ação não têm, na verdade, recolhimento municipal, sendo classificados como resíduos especiais cuja destinação é responsabilidade das empresas fabricantes, conforme preconiza a Lei Federal nº 12305/2010. A responsabilidade é do consumidor devolver nos locais de comércio para que os fabricantes e importadores realizem a coleta e destinação final desses resíduos como, por exemplo, latas de tintas. A Prefeitura apoia a logística reversa e reforça a ação para conscientização da população, bem como possui o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.

Destino – O material reciclável recebido foi distribuído entre as quatro Associações e a Cooperativa de Catadores cadastradas no município. A iniciativa também fará a diferença na renda dos catadores que têm na reciclagem a base do seu sustento. Para o descarte correto dos demais resíduos, alguns parceiros da Prefeitura e o Instituto Paranaense de Reciclagem farão o descarte ambientalmente correto.

Dê continuidade ao descarte consciente – O município conta com pontos de entrega voluntária, onde as pessoas podem descartar corretamente seus materiais. Confira abaixo onde descartar corretamente, por tipo de resíduo:

Embalagens de agrotóxicos – em revendedores agrícolas:

Campos Verdes – Avenida Ayrton Senna Da Silva, 3150, Ouro Verde

Futuragro – Av. Ayrton Senna Da Silva, 2930, Ouro Verde II

Agrícola Nossa Senhora do Rocio – Avenida Airton Sena, 2468

Pilhas e baterias – comércio local:

Droga Raia Campo Largo – Rua Marechal Deodoro, 476, Centro

SICOOB SUL 07 – Rua Marechal Deodoro, 957, Centro

Loja Balaroti – Rua Irene Castagnoli Souto, 27, Vila Solene

Pneus:

Revendas e borracharias

Ponto de Entrega Voluntária da Reciclanip – Rua São David Fay, 175, Balsa Nova

Nova (grandes quantidades)

Embalagens de óleo lubrificante:

Postos de combustíveis, oficinas e revendas

Lâmpadas fluorescentes – supermercados, revendas, lojas de iluminação:

Fedalto Eletro Comercial Eireli – Rua Sete de Setembro, 1319

Hipercondor – Rua Ema Taner de Andrade, 189

Condor Super Center Ltda – Rua Xavier Da Silva, 657, Centro

Illux Iluminação – Rua Centenário, 1904, Centro

Supermercado Colatusso – Rua Professor João Batista Valões, 867, Vila Santa Terezinha

Engepan Engenharia Elétrica Pangrácio Ltda – Rua Oswaldo Cruz, 2039, Centro

Eletroeletrônicos, óleo de cozinha, recicláveis – associações e cooperativas:

Associação Unidos da Reciclagem (ASSUR) – Rua João Cecatto, 23, Bairro Industrial Rivabem

Associação de Reciclagem Lutar e Vencer (ARLeV) – Rodovia BR 277 Ponta Grossa-Curitiba, 1770, Barracão B-1, Vila Solene

Associação de Reciclagem Amigas do Meio Ambiente (AR-AMA) – Rua Pedro Rivabem, 2070, Bairro Industrial Rivabem

Associação de Reciclagem Campolarguense (ARC) – Rua Oscar Ferreira, 3726, Águas Claras

Cooperativa de Reciclagem de Campo Largo e região (Recicla Campo Largo) – Rua Alice Ferreira de Lima, 135, Águas Claras

Medicamentos:

Farmácias locais

Resíduos de Construção Civil:

Contratação de caçamba particular

Resíduos de poda e jardinagem e volumosos:

Agendar coleta pelos telefones 156 ou 0800-645-0506

Latas de tinta – comércio local:

Tintas Vergínia – Rua Xavier da Silva, 1080, Centro