Grande Curitiba

Fiscalização no trânsito reforça segurança viária no município

Guarda Municipal e Defesa Civil intensificam blitze e ampliam medidas de contenção a acidentes e mortes no trânsito local.
28 de setembro de 2022 às 15:46
(Foto: Guarda Municipal e Defesa Civil de Campo Largo)

COM ASSESSORIAS – A Guarda Municipal realizou uma operação de combate à embriaguez no volante no último final de semana, na Semana Nacional de Trânsito, através de fiscalização que flagrou motoristas sob efeito do consumo de bebida alcoólica.

A fiscalização ocorreu em dois pontos centrais da cidade, na Rua Marechal Deodoro e na Avenida dos Expedicionários. Vários veículos foram vistoriados pelo efetivo da GM e seis condutores foram autuados pelo Art. 165 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro): “Conduzir sob a influência de álcool”; um condutor acabou sendo preso ao constatarem alto nível de álcool no teste do etilômetro. Ainda, dois veículos foram recolhidos ao pátio do Departamento de Trânsito do município – Deptran.

A Guarda Municipal sinalizou diálogos com motoristas sobre o perigo e a ilicitude em conduzir veículo sob efeito de álcool, ação esta que gera multa de natureza gravíssima (multiplicada em dez vezes), sendo R$ 2.934,70, mais a suspensão do direito de dirigir por doze meses (1 ano). O mesmo dispositivo se aplica caso o motorista se recuse a fazer o teste do etilômetro.

Já a Defesa Civil, no mesmo final de semana, realizou ações conjuntas com o Grupo BR 277, no pátio de posto de combustível de acesso à BR 277, também em menção à Semana Nacional de Trânsito, com diálogos e interações sobre a conscientização no trânsito, nas estradas, acerca da segurança viária e assuntos correlatos. Os diálogos foram abordados com motoristas de caminhão, de demais veículos e com motociclistas; informações como direção defensiva e equipamentos obrigatórios na hora de trafegar em uma via urbana foram repassadas pelos agentes.