Grande Curitiba

Nova sede do CMEI Criança Esperança foi inaugurada

A sede foi construída a partir de um projeto moderno e inovador onde foram investidos mais de 1 milhão e 700 mil reais.
28 de novembro de 2022 às 17:16
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inaugurou na última sexta-feira (25), a nova sede do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Criança Esperança, no bairro Cercadinho, distrito da Ferraria.

A sede foi construída a partir de um projeto moderno e inovador onde foram investidos mais de 1 milhão e 700 mil reais. O local atende aproximadamente 120 crianças com 32 profissionais.

A nova construção dá condições plenas de acessibilidade e contempla um projeto de Prevenção a Incêndios e Desastres. Possui plataforma elevatória externa, escadas com corrimão e guarda-corpo, piso tátil e sanitários acessíveis. Além disso, o novo CMEI possui sala de amamentação, fraldário, solário e lactário.

História – O CMEI Criança Esperança foi inaugurado no dia 24 de agosto de 1996, ocupando as instalações onde funcionava a Escola Municipal Vereador José Andreassa. O nome Criança Esperança, inclusive, foi escolhido pelos alunos da escola em 2003.

Em 2008, o local foi ampliado com a construção de uma nova estrutura, o que possibilitou o atendimento de crianças mais novas, na faixa etária de 4 meses a três anos de idade. Em 2017, o atendimento foi ampliado para crianças de 0 a 3 anos.

Ainda em 2017, foi detectado um problema estrutural nas instalações da parte mais antiga da instituição. Três anos depois, o local precisou ser interditado e o CMEI passou, então, a ocupar o espaço da Escola Municipal Vereador José Andreassa até a construção da nova sede.

“Foram realizados muitos esforços para encontrar um espaço adequado para a construção do novo CMEI”, explica a secretária de Educação, Dorotéa Stoco. “O CMEI Criança Esperança é um investimento educacional que atenderá as demandas da Educação Infantil do bairro, possibilitando a convivência, as interações, as brincadeiras e o desenvolvimento cognitivo das crianças”, reforça.

Inauguração – A inauguração reuniu pais, professores, direção, pedagogos e as crianças, que fizeram uma bela apresentação. O padre Gilson Cézar de Camargo conduziu uma oração e bênção à instituição.

“A inauguração é fruto do trabalho de uma gestão inteira, mas é também semente para o futuro. O nosso desejo é que seja um espaço para a atender a comunidade local com dignidade e que sirva de base para a educação sólida de nossos pequenos estudantes”, disse o diretor-geral da secretaria de Educação, Bruno Cézar.

O Prefeito Maurício Rivabem, o presidente da Câmara de Vereadores, Pedrinho Barausse e os vereadores, João D’água e João Freita participaram da inauguração.

O evento também contou com a presença da secretária de Governo, Chrystiane Chemin, do secretário de Administração, Rafael Rogiski, do secretário da Ordem Pública, Salmir Moussa, da secretária de Saúde, Danielle Fedalto e do secretário de Comunicação Social e TI, Flávio Barszcz.