Grande Curitiba

Secretaria de Educação realiza a Noite dos Ritmos

As apresentações de 23 escolas municipais levaram centenas de pessoas à Vila Olímpica na quinta-feira (01).
2 de dezembro de 2022 às 15:46
(Foto: Taianá Martinez/ SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A noite da última quinta-feira (01) foi de muita alegria e animação para centenas de crianças e seus familiares de Campo Largo. A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou no ginásio da Vila Olímpica Antonio Lacerda Braga a “Noite dos Ritmos”: uma série de apresentações de dança dos estudantes de escolas municipais e seus professores.

A Noite dos Ritmos foi um evento de fechamento do componente curricular de Educação Física, através da unidade temática de Dança para os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Participaram 23 escolas municipais, dentre elas, duas escolas do interior do município, que ficam a mais de 60 km do centro de Campo Largo, e a Escola de Educação Especial Professora Neuza Lúcia J. Barbosa que foi destaque da noite em uma apresentação animada do ritmo hip hop.

Teve apresentação de dança nos ritmos rock n´roll, country, tango, reggae, salsa, valsa, disco, zouk, forró, pop, fandango, frevo, axé, entre outras.

Para realizar as apresentações da noite de ontem, os professores realizaram durante o ano letivo atividades de desenvolvimento corporal, social e cultural com a temática da dança.

Além de trabalhar habilidades como coordenação motora, equilíbrio, noção espacial, entre outras, a dança contribui com a expressividade, consciência corporal, noção temporal e ajuda a desenvolver competências socioemocionais.

“Uma noite como esta também nos lembra da importância da família nestes momentos. A Secretaria de Educação está todos os dias trabalhando em prol dos nossos estudantes”, disse a secretária da pasta, Dorotéa Stoco.

Encerramento – Para fechar a noite, o projeto Tetear Tech, que está na 9ª edição, também participou da Noite dos Ritmos promovida pela SME.

Realizado em 6 escolas da rede municipal, de maneira gratuita, é uma parceria da Parabolé Educação e Cultura e da Criacom com o município, via lei de incentivo.

O Tetear teve a oportunidade de apresentar um pouco da oficina de dança ministrada pela professora Ana Cláudia Soriano nas escolas Anchieta e Reino da Loucinha.

Além da dança, o projeto ofertou, também, as oficinas de artes plásticas, musicalização, teatro de bonecos, circo e a oficina de criatividade, inovação e tecnologia em 2022.

De acordo com o coordenador pedagógico do projeto, Thiago Domingues, foi uma oportunidade de compartilhar experiências com a comunidade de Campo Largo e desfrutar de um momento cultural único. “A Vila Olímpica estava em festa”, disse ele.