Grande Curitiba

Reservistas das Forças Armadas devem realizar o Exercício de Apresentação da Reserva – EXAR de maneira online

Prazo para reservistas nos últimos cinco anos é até 31/01/2023, somente na modalidade online.
13 de janeiro de 2023 às 17:27
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, pela Junta de Serviço Militar do município, informa o prazo final para o EXAR (Exercício de Apresentação da Reserva), agora somente na modalidade online. O início do calendário para o serviço de forma online é desde o presente momento até o dia 31/01/2023. Para apresentação online, o reservista deve acessar: exarnet.eb.mil.br

A ação é do Exército Brasileiro para que os reservistas da nação atualizem seus dados junto ao banco “EXARNET”.

PÚBLICO – O EXAR é direcionado para quem serviu à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica, e passou para reserva nos últmos cinco anos. Ao ser incluído na reserva, o Reservista permanecerá na disponibilidade por cinco anos e é seu dever estar em condições de atender prontamente uma convocação do segmento. A atualização dos dados cadastrais pode ser realizada pela internet nos primeiros quatro anos; no último (quinto) ano, após ter servido, o mesmo deve se apresentar à ultima Organização Militar em que serviu ou se apresentar em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima à residência.

Para àqueles que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o EXAR por intermédio de uma repartição consular. Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano, em quartel das Forças Armadas, bastando estar de posse do seu documento de situação militar. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma multa prevista em legislação.

Mais informações e fonte: exarnet.eb.mil.br

SERVIÇOS:

Junta de Serviço Militar de Campo Largo
Endereço: Avenida Padre Natal Pigatto, 925, Vila Elizabeth (sede da Prefeitura / no CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão)
Expediente: Segunda a sexta-feira / 8h às 12h e das 13h às 17h
Contatos: (41) 3291-5026 / (41) 3291-5000