Grande Curitiba

Secretaria de Meio Ambiente desloca equipes de limpeza para apoio em regiões de alagamentos

As consequências das fortes chuvas de verão que estão sendo rotineiras desde a semana passada em nosso município estão exigindo apoio da pasta e, com isso, o cronograma semanal de limpeza e roçadas tem sido adiado
24 de janeiro de 2023 às 12:05
(Foto: Divulgação / Defesa Civil Campo Largo)

COM ASSESSORIAS – Janeiro é, usualmente, o mês das conhecidas tempestades de verão. Porém, desde a semana passada Campo Largo, assim como diversas outras cidades paranaenses, está sendo acometida por chuvas intensas, especialmente no período da tarde e começo da noite. Com isso, a força da chuva tem causado estragos e danos em diversas regiões do município, dos mais diversos tipos, deslocando todas as equipes de limpeza urbana e roçada para trabalhar, principalmente, nos pontos mais críticos que apresentam alagamentos, entupimentos de bueiros e manilhas, queda de árvores e galhos, entre outros problemas, a fim de amenizá-los e evitar mais danos.

“Nossos times continuam passando em todos os locais que sofreram alagamento para apoiar porque ainda há muita limpeza a ser feita, seja de móveis, galhos, inservíveis, eletroeletrônicos, colchão, cama, contexto geral mesmo. Teve pessoas que perderam tudo, até mesmo roupas. E tem descarte também, é muita coisa”, conta Dirceu Negrão, servidor do Departamento de Serviços Urbanos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Com isso, o cronograma de limpezas e roçadas do município divulgado semanalmente segue suspenso até as equipes completarem todos os atendimentos necessários.

A pasta também teve aumento da demanda em razão das chuvas, recebendo muitas ligações de pedidos de Coleta Verde. Segundo o secretário, Tiago Maister, de sexta-feira (20) até ontem (23) foram registrados mais de 70 pedidos, “um número que está muito acima do usual e da nossa capacidade de atendimento. Pedimos aos campo-larguenses compreensão e paciência, pois essa demanda pode acarretar em demora no recolhimentos de resíduos como grama e galhos, até que seja possível regularizar a situação”.

Importante: os serviços da Coleta Verde são direcionados para o recolhimento de materiais vegetais oriundos da limpeza de grama e jardins como folhas, galhos e gramas, evitando que esse material orgânico seja descartado no lixo comum.

De olho no clima e buscando restabelecer as áreas mais afetadas, a Prefeitura de Campo Largo segue com a Defesa Civil e as secretarias municipais empenhando esforços para diminuir o impacto, caso chova forte novamente.

Continue acompanhando os canais oficiais da Prefeitura.