Grande Curitiba

Sanepar apresenta projeto de esgotamento sanitário a prefeitos

Projeto será implantado em 16 municípios com o objetivo de atender meta de 90% de serviços de esgoto até 2033.
30 de janeiro de 2023 às 12:05
(Foto: André Thiago/Sanepar)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Maurício Rivabem participou da apresentação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da Sanepar de universalização do serviço de coleta e tratamento de esgoto. A medida visa atender ao novo marco de saneamento que estabelece meta de 90% de esgotamento sanitário até 2033. A apresentação foi no auditório da Sanepar, no Tarumã, na tarde de quinta-feira (26) a prefeitos e diretores de 16 municípios da Microrregião Centro-Litoral.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, esclareceu que a PPP possibilita mais agilidade ao atendimento da meta, principalmente nos municípios de médio e pequeno portes. “Temos o compromisso de olhar para esses municípios e melhorar seus indicadores. A PPP vai nos permitir avançar mais rápido”, disse. O presidente assegurou também que a PPP não significa, de modo algum, privatizar os serviços. “A responsabilidade será sempre da Sanepar. Nós continuaremos a atender os municípios e a responder pelos serviços”, garantiu.

Participaram do encontro outros diretores e técnicos da Companhia de Saneamento; prefeitos e representantes de Almirante Tamandaré, Adrianópolis, Fazenda Rio Grande, Contenda, Piên, Rio Branco do Sul, Bocaíuva do Sul, Cerro Azul, Guaratuba, Mandirituba, Quitandinha, Campo Largo, Morretes, Rio Negro, Tijucas do Sul e Campo do Tenente; Marcio Wosniack, representando o secretário do Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; a secretária-geral das Microrregiões dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Paraná, Marcia de Oliveira Amorim; e representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelos estudos de modelagem técnica, financeira e jurídica da PPP.