Grande Curitiba

Secretaria de Meio Ambiente atualiza setorização da coleta de lixo reciclável

A rota foi lançada no início deste mês, porém precisou receber adaptações à medida que foi sendo realizada pela empresa contratada para a coleta de lixo
23 de fevereiro de 2023 às 11:40
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e em conjunto com a empresa terceirizada HMS Transporte de Resíduos, lançou no início deste mês uma nova setorização da rota, com ampliação da coleta no centro da cidade, e também aumento da frequência nos bairros mais populosos. Porém, a novidade que entrou em vigor no dia 1º de fevereiro de 2023 já precisou passar por adaptações, à medida em que foi implementada, pois o mapa foi baseado na nova Lei de Bairros. Ou seja, a divisão alcança, dentro de um bairro ou distrito, diversas outras localidades que se aproximam da nomenclatura principal.

Sendo assim, a nova rota atualizada da coleta de resíduos recicláveis passa de segunda a sábado, no período diurno, e é exclusiva para os seguintes tipos de resíduos: papéis, plásticos, vidros e metais. Confira abaixo a divisão dos quatro setores ampliados (amarelo, azul, marrom e verde) e a frequência do recolhimento:

Amarelo – Terça e Quinta (Diurno)

OURO VERDE

ITABOA

RIVABEM

FERRARIA

ITAQUI DE CIMA

OURO VERDE 2

CAMBUÍ

ITAQUI DE CIMA

BOM JESUS 2

Azul – Segunda, Quarta e Sábado (Diurno)

CENTRO

Marrom – Quarta-Feira (Diurno)

CERCADINHO CIMA

RONDINHA BAIXO

RONDINHA CIMA

CERCADINHO BAIXO

COLÔNIA FIGUEIREDO

FERRARIA – ACIMA

SALGADINHO

COLÔNIA MONTE CLARO

COLÔNIA DOM PEDRO

BATEIAS

BATEIAS 2

BATEIAS (INTERIOR)

Verde – Segunda e Sexta (Diurno)

NSA SENHORA APARECIDA

NOSSA SENHORA DO PILAR

ITAQUI

BOTIATUVA

AGUAS CLARAS

VILA BANCÁRIA

NOSSA SENHORA APARECIDA

BALBINO CUNHA

BOM JESUS

Você também pode acessar o mapa com a divisão dos setores neste link.

Resíduos geram renda – Tudo o que é recolhido pela coleta de recicláveis – em caminhões do tipo baú – é destinado para a triagem nas Associações e Cooperativa de catadores na cidade que possuem vínculo com a Prefeitura Municipal. Os resíduos nas associações são separados por categoria para posterior venda e geram renda aos catadores da cidade.

Descarte corretamente – A nova rota ajuda o cidadão na separação e no descarte correto dos resíduos gerados, e é uma mudança que amplia o recolhimento feito pela HMS Transporte de Resíduos que atende toda a área urbana no município. Atenção às dicas para garantir uma coleta correta e segura:

– Separe reutilizáveis e recicláveis dos demais resíduos, e eles devem estar limpos e secos;

– Disponibilize para coleta em qualquer tipo de embalagem como sacos de lixo, pacotes de ração, caixas de papelão e etc;

– Embrulhe vidros e objetos quebrados para evitar acidentes;

– Descarte nos dias pré determinados, de acordo com as rotas das diferentes coletas.

Além da coleta de recicláveis, segue normalmente a coleta de resíduos comuns (orgânicos), e coletas de material vegetal, de móveis inservíveis e de madeira, as quais são realizadas mediante prévio agendamento telefônico pelo número 0800 6450506.

Compartilhe com os vizinhos e familiares e apoie as equipes. Juntos mantemos Campo Largo limpa e bonita!