Grande Curitiba

Campo Largo participa do VIII Fórum Paranaense de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana

A pauta é: Cidades que vêm emergindo em desenvolvimento econômico, social e em densidade demográfica, como projetar a Mobilidade Urbana? Equipe da Secretaria de Ordem Pública de Campo Largo participa do Fórum que traz atualizações e planejamento urbano efetivo, pensando nas cidades inteligentes, nas ações ambientais e na acessibilidade.
2 de março de 2023 às 17:32
(Foto: Tiago Trindade / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – O VIII Fórum Paranaense de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana acontece na capital paranaense, nos dias 01 e 02 de março, para intervir na mobilidade acerca do desenvolvimento econômico, social, densidade demográfica e transporte público na RMC.

O debate acontece no Salão de Atos do Parque Barigui e o secretário municipal de Ordem Pública, Samir Moussa, mais equipe da pasta pública, está presente para trazer a Campo Largo um painel apresentando por técnicos em Gestão e Mobilidade Urbana, traçando o avanço acelerado dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, que crescem em economia, em geração de emprego e renda e em número de habitantes.

Campo Largo passa, este ano, de acordo com dados do Censo, a comportar cerca de R$ 150 mil habitantes; num comparativo com o último Censo Demográfico, realizado na cidade, em 2022, Campo Largo passou de aproximadamente 125 mil para 150 mil habtantes apenas em dez anos, um crescente gráfico no desenvolvimento da cidade. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) trazem um salto no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM – de 0,400 em 1991, para 0,800 em 2010. Esses números demonstram a capacidade de ações e serviços que servem a população e a qualifica mediante parâmentros nacionais, nas áreas da Educação, Saúde, Trabalho, Social e de Mobilidade Urbana.

O Fórum traz referências de modelos e experiências bem sucedidas em arranjos metropolitanos, os desafios na integração das ações e serviços públicos como no trânsito, na construção de elos de ligação para a interação das vias com maior tráfego e também em outras com potencial de crescimento, devido à migração de habitantes, cada vez mais acelerada, em localidades periféricas, que precisam de um plano de mobilidade. Também é debatido sobre a possibilidade de financiamentos do Estado e da União para projetos financiáveis, mostrando quais atributos e como fazer a aquisição.

Desde o ano passado, o Município deu um salto na reorganização da infraestrutura urbana para comportar o número de habitantes, de veículos, somando à organização de um trânsito seguro e adaptado às necessidades da população.

Focando no equilíbrio da acessibilidade, um plano de mobilidade é um fator importante na redução das desigualdades regionais.

O secretário de Ordem Pública de Campo Largo destaca que o Fórum traz a identificação dos maiores impactos na vida das pessoas quando não é fornecido bons meios de mobilidade. As ações para trabalhar com o acelerado crescimento do município, alinhadas à qualidade de vida da população, têm como principais pilares a busca na redução do tempo para se deslocar ao trabalho, que interfere diretamente no mau rendimento profissional, no pouco tempo que cada indivíduo tem para si mesmo, no cansaço e na perda de qualidade de vida.

DADOS NACIONAIS – Dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revelam que o tempo médio de deslocamento nas nove regiões metropolitanas do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador) é de 82 minutos. Se esses minutos de deslocamento fossem zerados e convertidos em horas trabalhadas, teria-se um ganho de produção de R$ 300 bilhões ao ano, o que representa 7,3% do PIB brasileiro. O Fórum também traz parte das estatísticas demográficas e sociais que são utilizadas para comparações internacionais, como as taxas de natalidade, a taxa de alfabetização e a densidade populacional, por exemplo, que também são provenientes do Censo Demográfico.

CAMPO LARGO – No município, a gestão da Mobilidade Urbana é notável e acontece em alinhamento com projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, com a contrução de binário de trânsito, na localidade da Rua Ema Taner de Andrade, para a transformação das vias paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido único, podendo vir a contribuir no melhor uso do espaço da via e na diminução de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas, bem como facilitar o acesso à BR-277 / sentido Curitiba, e acesso aos bairros da região.

“Estamos trabalhando em conjunto com profissionais técnicos em Gestão de Mobilidade Urbana e já apresentamos números em queda no que diz respeito à mobilidade no trânsito de Campo Largo. O número de atropelamentos, por exemplo, em fevereiro de 2022, era quase 20; hoje, no último mês 02/2023, caiu pela metade, dado que afirma que a redução da velocidade obrigatória dos veículos no perímetro urbano já traz resultados positivos que interferem em todo o desenvolvimento da cidade”, completa o secretário Moussa.

O VIII Fórum Paranaense de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana termina nesta quinta-feira (02), e é regido por profissionais com experiência e atuação no Brasil e em outros países, como Canadá, a exemplo.