Grande Curitiba

Artesãos de Campo Largo visitam a Cooparte junto com Departamento de Turismo

Comitiva esteve na cooperativa localizada em Curitiba para aprimorar conhecimentos que serão replicados no município aos demais profissionais da categoria
10 de março de 2023 às 16:52
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – No início desta semana (06) a Cooperativa Social de Artesãos Empreendedores do Paraná (Cooparte) proporcionou o encontro de uma comitiva de Campo Largo com representante da própria cooperativa e também da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região (Adetur) Rotas do Pinhão. Eles passaram a tarde conhecendo a sede da Cooparte localizada em Curitiba, e puderam trocar importantes informações sobre profissionalização do artesanato, e a importância da produção de artesanato local para fomentar o turismo nos municípios.

Estavam presentes na comitiva Franciele Carlotto, do Departamento de Turismo da Prefeitura de Campo Largo, Maurício Morais e Sérgio da Silva Rodrigues, ambos artesãos de Campo Largo, e a representante da Comunicação da Prefeitura de Campo Largo. Receberam a comitiva Romana A.C.D. de Alexandre, coordenadora do Grupo de Trabalho de Artesanato da Adetur Rotas do Pinhão/Cooparte, e Aurora Girardi, representante da Adetur Rotas do Pinhão.

Romana Alexandre relatou breve histórico sobre a Cooparte, que existe desde 2005. Dentre os assuntos abordados, o principal foi o desafio de divulgar o turismo local por meio do artesanato, em um movimento de aproximação com os artesãos campo-larguenses. Ela também salientou que, além do aspecto do empreendedorismo, é importante para a profissionalização o artesão saber ampliar a visão sobre o setor, saber diferenciar – sem menosprezar – o que é artesanato e o que é trabalho manual, tendo clareza de que ambas têm seu valor e são diferenciais apenas de técnicas, de origem de materiais e de produção.

Aurora e Romana também citaram a importância do artesanato como produto turístico, um viés que amplia as possibilidades tanto para quem comercializa (o artesão) quanto para o desenvolvimento da atividade turística nos municípios.

Por fim, o grupo ainda conversou sobre a diferença entre cooperativa e associação, com a orientação da Romana e sua experiência com a Cooparte de que, em grupo, os artesãos se fortalecem e sobrevivem com mais facilidade, tendo a atividade artesanal como alternativa de renda. Uma inspiração para o movimento de organização que está acontecendo entre os artesãos de Campo Largo.

Aperfeiçoamento – Um dos objetivos da comitiva foi saber mais sobre o curso de Empreendedorismo Para Artesãos: Projeto Mega-Gerar, realizado pela Adetur Rotas do Pinhão e resultado de um convênio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda com a Organização da Sociedade Civil – Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional.

O prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, foi um dos gestores da “região turística” da Grande Curitiba que recebeu, nesta etapa, vagas para o curso. Agora o Departamento de Turismo está em definição dos participantes e realizando as inscrições, dentro dos prazos estabelecidos. São poucas as vagas e a intenção é que os participantes aqui do município sejam qualificados entre os meses de março e abril, para depois obrigatoriamente multiplicarem as informações e conhecimentos recebidos para outros artesãos em seu município – da mesma área ou áreas afins.

Outros pontos abrangidos pelo curso serão: entender o perfil de público e de consumo das feiras, desenvolver e organizar seus produtos de forma que possibilite maiores vendas e agilidade na prestação de contas. “Todos esses quesitos qualificam os artesãos locais e propiciam que eles possam atuar em conjunto com o setor turístico, trazendo mais pessoas e olhares para Campo Largo”, destaca a diretora do Departamento Municipal de Turismo, Bernadeth Kulka.

“A expectativa é boa para participar do curso e poder dividir com meus colegas artesãos as questões e pontos de vista que serão abordados. Muitas vezes não nos atentamos no dia a dia, ou não temos uma visão de negócio, algo que não é tão natural para nossa profissão. Acabamos focando mais no processo de produção. Será uma oportunidade importante para nossa área”, afirmou Maurício Morais, um dos participantes já confirmado do curso.

Continue acompanhando os canais da Prefeitura para saber mais sobre o aperfeiçoamento e o crescimento do artesanato e do turismo local.