Grande Curitiba

Campo Largo recebe mais 12 guardas municipais aprovados em concurso público

Novos agentes se reuniram com prefeito do município e conheceram de perto a Administração Municipal e equipamentos públicos de Segurança.
16 de março de 2023 às 16:40
(Foto: Simoni Florencio / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – O prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, recepcionou os novos guardas municipais que estão em treinamento pelo Comando da GM Campo Largo, para ocupar definitivamente o cargo oriundo do Concurso Público – Edital n° 005/2020. Os novos recrutados passaram em todos os testes e se apresentaram oficialmente para provimento do cargo no último dia 13/02.

Acompanhados pelo Comandante da GM Campo Largo, Sr. Marcos Leitão, os 12 agentes somam-se aos cerca de 50 guardas municipais efetivos na corporação local. O comandante explica que esse novo efetivo vem de encontro às demandas do município, que a cada dia aumenta.

Campo Largo é uma cidade de vasta área territorial, é três vezes maior que Curitiba, e possui extensa zona rural; 81% do território são localizados em perímetro rural, o que necessita de mais suporte com efetivo e estrutura para a assertiva segurança patrimonial e pública.

Os novos agentes iniciam, agora, um treinamento para a fase de Integração, que proporcionará os primeiros conceitos e princípios que regem a corporação, como hierarquia e disciplina, apresentação da estrutura da Administração Municipal e os deveres e responsabilidades da função pública. Após a fase de integração, os agentes iniciarão um curso de formação de Guardas Municipais, conforme exigência da Polícia Federal e de acordo com a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Serão 1.200 horas entre disciplinas teóricas, práticas e estágio supervisionado.

Esta etapa de integração e princípios básicos será ministrada pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Araucária, sem custos para o Município, em parceria entre as prefeituras, com cooperação técnica firmada através do COIN (Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba).

O curso avaliará a aptidão nas missões de rua, no porte de armas, na condução de viaturas e estratégias para situações de perigo. O Centro de Formação de Agentes de Segurança Pública do município vizinho é referência na área e Campo Largo busca parcerias e estrutura para, em breve, instalar um Centro de Formação próprio.

Após a Escola de Treinamento, que finda em agosto do corrente ano, os agentes passarão por um estágio supervisionado nas ruas, para começar a atuação proveniente do cargo de Guarda Municipal.

O prefeito ressaltou o compromisso cumprido do Município com o chamamento de 12 agentes de Segurança Pública e reforça que Campo Largo está a “passos rápidos” em inteligência, integração e estrutura ao combate à criminalidade, a todas as formas de violação de direitos e violência e à fiscalização do patrimônio público municipal.