Sábado tem Dia D de Vacinação em Campo Largo

COM ASSESSORIAS – A Divisão de Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo, realiza no próximo sábado, dia 15 de abril, o Dia D – Campanha de Vacinação contra a Influenza e a Covid-19. Será das 8h30 às 16h, em todas as salas de vacina das 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) urbanas do município. A ação da pasta acompanha o primeiro Dia D Estadual de vacinação de 2023 e será para aplicação dasvacinas contra a Covid-19 e a Influenza (gripe), para os grupos prioritários já liberados, e para as demais vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretária municipal de saúde, Danielle Fedalto, explica que a iniciativa é devido à baixa procura pelos imunizantes, e pela importância de manter a vacinação em dia. “O objetivo do Dia D é ampliar e retomar as altas coberturas vacinais que já tivemos em Campo Largo. Pedimos que as pessoas que não estão com as vacinas em dia procurem a mobilização neste sábado. E aos pais e responsáveis, além de levar as crianças para vacinar, que aproveitem para colocar a própria imunização em dia com as vacinas contra Covid e Influenza. Elas podem ser aplicadas simultaneamente, e grande parte dos grupos prioritários coincidem nas duas campanhas”, indica.
As vacinas são a principal maneira de combater muitas doenças, e quanto mais pessoas tomam, menor é o risco de surtos e epidemias de doenças. “Lembrando que agora estamos no outono e o clima está mudando, os números de pacientes sintomáticos respiratórios já vem crescendo, então só com prevenção derrubamos a disseminação de vírus e infecções”, afirma Danielle Fedalto.
Vacinas disponíveis – O Dia D também é um importante movimento para atualização da carteirinha com todos os imunizantes disponíveis no SUS, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Ou seja, a ação abrange as campanhas já vigentes da Covid-19 e da Influenza, e também possibilita atualizar a caderneta vacinal de todas as pessoas, de qualquer idade, com as outras vacinas de rotina. De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal considerada ideal para a BCG, Covid-19 e Rotavírus é de, no mínimo, 90%. Para os outros imunizantes do calendário vacinal a meta é de 95% de alcance. E há doses para todos.
Antes de se vacinar, preste atenção:
– Pacientes que testaram positivo para Covid-19 devem aguardar 30 dias para se vacinar, contados a partir da data de início dos sintomas;
– Em caso de presença de sintomas respiratórios, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda aguardar a total recuperação, para posterior imunização.
Vacinar-se pode salvar vidas! Aproveite a ida à UBS e atualize seu cadastro. Leve CPF, Cartão SUS e Comprovante de Endereço. Participe!
MAIS INFORMAÇÕES AQUI