Grande Curitiba

Reunião do Gabinete de Gestão Integrada discute mais ações de segurança nas escolas

"Estamos no caminho certo, preocupados com a questão da proliferação das ameaças, mas agindo de forma responsável", disse o prefeito Maurício Rivabem,
24 de abril de 2023 às 16:27
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) realizou na última quinta-feira (24) uma reunião que discutiu ações de segurança para serem adotadas nas instituições de ensino de Campo Largo. O principal assunto abordado foi a criação de um comitê para verificação de melhorias nas escolas públicas que previnam possíveis ataques. Foi levantado também a necessidade da elaboração de um protocolo de segurança que seja adotado no município.

O GGI-M é um fórum deliberativo e executivo composto por representantes do poder público e da segurança pública, criado em 2014 em atendimento ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), instituído pela Lei Federal nº 11.530.

Botão do Pânico – No encontro, os representantes daGuarda Municipal e da Polícia Militar informaram que já realizam visitas nas escolas municipais e estaduais. Somente na semana passada, a GM percorreu instituições do centro, dos bairros Águas Claras e Itaqui, nos distritos de Bateias e Ferraria, Três Córregos e São Pedro, conversando com estudantes, professores, diretores e funcionários.

A Guarda Municipal (GM) vem cadastrando diretores de escolas para a utilização do Botâo do Pânico. O dispositivo está dentro do aplicativo 153 da GM e, quando acionado, dispara na central um chamado de emergência que se torna prioridade no despacho de viaturas. “Todas as viaturas recebem o chamado e se deslocam rapidamente ao local”, explica o comandante da GM, Marcos Leitão.

Os professores das escolas estaduais também podem acionar o Botão do Pânico através do Registro de Classe Online (RCO), sistema já utilizado pelos docentes para controle de frequência e notas dos estudantes. O Botão do Pânico está vinculado ao aplicativo 190 PR, da Polícia Militar.

Prisões – Os agentes de segurança informaram também durante a reunião que 9 prisões de suspeitos de ameaça de ataque foram identificadas na Região Metropolitana de Curitiba, sendo 3 em Campo Largo. Segundo eles, a entrada e a saída dos estudantes foi alterada em algums instituições, medida baseada em estudos internacionais de segurança pública.

Diante das características estruturais e a rotina de cada escola, ficou definido que adaptações continuarão a serem realizadas, além de melhorias na iluminação e nos sistemas de câmeras de segurança.

“Estamos no caminho certo, preocupados com a questão da proliferação das ameaças, mas agindo de forma responsável”, concluiu o prefeito Maurício Rivabem. Durante a reunião, também foi informado o retorno do Conselho Municipal de Segurança com a apresentação de novos membros.

Reunião – Participaram do encontro o presidente do GGI e prefeito de Campo Largo Maurício Rivabem, a secretária municipal de Governo, Chrystiane Chemim, a secretária municipal de Educação, Dorotéa Stoco, o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Maister, o secretário municipal de Comunicação Social e Tecnologia da Informação, Flávio Barszcz, o comandante da Guarda Municipal, Marcos Leitão, o comandante da Polícia Mlitar, Tenente Ivan, o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Vinicius Zem e representantes do Conselho Municipal de Segurança.

Leia mais sobre as ações de segurança nas escolas públicas de Campo Largo.