Professores já utilizam telas interativas nas escolas municipais

COM ASSESSORIAS – A forma de aprender e de ensinar vem mudando rapidamente nos últimos anos. O uso da tecnologia em sala de aula se torna indispensável para reter a atenção dos estudantes e promover o máximo aproveitamento das aulas.
A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investiu aproximadamente R$ 2 milhões na aquisição de telas interativas – ou lousas interativas – para as 37 Escolas Municipais de ensino regular. Todas as turmas do 4º e 5º ano já contam com o recurso que pode ser utilizado amplamente pelos professores e pelos estudantes.
“Acompanhar os avanços da tecnologia e proporcionar um ambiente atrativo para o aprendizado são metas da nossa gestão para a Educação em Campo Largo”, diz o prefeito Maurício Rivabem.
A turma da professora Luana Bispo, da Escola Municipal Pedro Kaminski, no Jardim Iruama, está adaptada ao novo recurso e ela considera a tela interativa um excelente suporte para as aulas. “Nós professores ganhamos tempo, ganhamos a atenção dos estudantes e temos acesso a muitas informações. É muito rico”, conta.
Telas – As telas ou lousas interativas são equipamentos eletrônicos móveis, instalados nas salas de aula, com funcionalidades de um computador e possibilidade de interação como o touch screen (tela sensível ao toque).
Além dos livros na carteira do estudante, agora, o professor pode acessar o conteúdo digital do material didádico na tela, preencher, escrever, entre outras ações.
A Gabriane, de 10 anos, aluna da professora Luana, gosta de participar e ir até a tela para participar dos exercícios. “Ficou melhor para entender a matéria. Gosto de ir até ela e interagir”, diz.
Capacitação – Como forma de promover o melhor aproveitamento do equipamento em sala de aula, nos dias 12 e 13 de abril, os professores dos 4ºs e 5ºs anos participaram de uma formação para utilização das telas interativas. A capacitação aconteceu na sala de assessoramento da Secretaria Municipal de Educação.
“É um recurso que veio contruibuir para o processo ensino-aprendizagem. Já vimos o quanto ele desperta o interesse das crianças, a vontade deles de participar durante a aula. Sem dúvida, as telas proporcionam o avanço na qualidade de ensino aqui do município”, disse a diretora da Escola Municipal Pedro Kaminski, Eli de Fátima Travensoli Souza.