Já começaram os atendimentos na nova Unidade de Saúde Amadeu Mazzo, no bairro Botiatuva

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou a Unidade de Saúde da Família Amadeu Mazzo, no bairro Botiatuva, no fim da semana passada (28/04). E, devido ao feriado do dia do trabalhador, sua equipe iniciou ontem (02 de maio) os atendimentos à população.
Com um evento no local, na tarde da última sexta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde recebeu o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, os vereadores Genésio da Vital, Pedro Barausse e João Freita, o diretor geral da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, Christiano Puppi (que estava representando o governador do Paraná), diversos secretários municipais, bem como funcionários e população em geral.
Também estavam presentes – como convidados – os familiares de Amadeu Mazzo, quem nomeou o novo equipamento. Dometila Boaron Mazzo (esposa), Célia Mazzo (filha) e Maurício Mazzo (filho), junto de diversos outros familiares, receberam com alegria e emoção a homenagem ao patriarca (saiba mais abaixo). Tanto que Dometila, inclusive, já pediu para fazer o cadastro porque quer passar a se consultar lá.
O prefeito destacou, além da vida e do legado de Amadeu Mazzo, também a sua alegria ao inaugurar uma nova Unidade para a saúde municipal. “Esta Unidade de Saúde tem foco no atendimento das famílias, foi construída com esmero e está pronta para atender os campo-larguenses com conforto, segurança e eficiência. É como uma devolução dos impostos, ela é de toda a população”, disse na ocasião.
Novidade para o bairro – A sede nova fica a poucos metros da antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) Botiatuva, é uma construção localizada em área adquirida pela Prefeitura, onde ficava o Grupo Legrand (Rua João Stukas, 3237), e foi financiada somente com recursos municipais, no valor total de investimento foi de mais de 1 milhão e 300 mil reais. Maior do que outra UBS, a nova estrutura tem cinco consultórios, sala de vacina, salas multifuncionais, sala de atendimento odontológico. Já o antigo prédio onde ficava a UBS Botiatuva foi desativado e transferido para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com futuro uso ainda em definição.
Taiana Garcia, uma das médicas que atende no local, afirma que “o que mais ajudará a população e o nosso trabalho é a questão do acolhimento. A população poderá chegar pela manhã, mas não precisará mais vir tão cedo (como eles estavam acostumados). Temos uma ala específica para fazer o acolhimento com a nossa enfermeira, e também temos agora mais espaço fisico para aqueles que aguardam atendimento, para triagem, até mesmo para pegar medicamentos. No geral, vai melhorar bastante o acesso da população à Unidade de Saúde”. Dentre os serviços disponíveis para os campo-larguenses no local estão a vacinação, curativos, entrega de medicamentos, exames preventivos, consultas de enfermagem, entre outros.
Equipe – Esta Unidade de Saúde da Família inicia os trabalhos com uma equipe de 16 profissionais entre médicos (incluindo um pediatra), enfermeiros, auxiliar de farmácia, profissionais de odontologia e agentes comunitários de saúde (ACS). Uma ampliação da equipe está dentro do planejamento da pasta, de forma gradativa, para esta Unidade que comporta até três equipes. Isso significa que a capacidade atual de cerca de 200 consultas médicas semanais, irá, futuramente, ser ampliada também.
Uma das enfermeiras da equipe, Keliane Maneira, destaca o lado de quem atua no local: “Também para nós, profissionais da saúde, a Unidade antiga era pequena e com estrutura menor. Especialmente para os ACS, nem uma sala tinha. Felizmente agora temos aqui até o Espaço Saúde, uma sala para realizar eventos, palestras. É muito bem-vinda essa nova Unidade”.
Homenagem – Amadeu Mazzo, que dá nome à nova Unidade de Saúde da Família, quando jovem foi atleta do Fanático Futebol Clube, e iniciou sua atividade profissional aos 14 anos de idade na antiga empresa chamada “PIP” – Porcelana Indústria Paraná, que mais tarde se tornou a Lorenzetti e o Grupo Legrand. Ele permaneceu na empresa por 47 anos ininterruptos e foi agraciado com o título de Operário Padrão de Campo Largo por duas vezes. Amadeu também foi eleito, em 1987, Operário Padrão do Paraná. Ele faleceu no dia 05 de fevereiro de 2021, aos 81 anos de idade.