Abertura do Maio Amarelo promove palestras e ações com foco nos estudantes

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo abriu a Campanha Maio Amarelo 2023 na manhã desta quarta-feira (10), no auditório da Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi, com a presença de estudantes, profissionais da Educação, do Departamento de Trânsito (DepTran) e da Secretaria Municipal de Ordem Pública. A programação se estenderá durante todo o mês com a realização de blitze educativas, palestras e diálogos voltados à comunidade para a prevenção de acidentes e mortes no trânsito do município.
As palestras de hoje na Casa da Cultura são voltadas a professores, estudantes do ensino fundamental das escolas públicas e privadas de Campo Largo, a agentes de segurança e à população em geral. 120 estudantes da Escola Municipal Anchieta, das turmas dos 4ºs e 5ºs anos, estudantes do 5º ano da Escola Construtiva e representantes do Grupo Escoteiro Eco-189 PR assistiram às palestras pela manhã.
A coordenadora de projetos da Escola Pública de Trânsito de Curitiba, Patrícia Bastos, falou sobre “Autocuidados no Trânsito para evitar Acidentes”, e a palestra do instrutor da Guarda Mirim de Campo Largo, Rodrigo Ferreira de Oliveira, teve como tema “Brincar com Segurança”. Ambas as palestras serão repetidas durante a tarde, para que mais pessoas possam assistir.
O prefeito Maurício Rivabem ressaltou que o Maio Amarelo tem como foco a educação e a redução no número de acidentes e mortes no município. “A educação e a prevenção serão intensificadas em nossas escolas para que possamos disseminar o exemplo, acima de tudo. As crianças, quando bem orientadas, têm o poder de ensinar aos pais e à comunidade”, disse.
Rivabem destacou também que medidas de segurança adotadas em Campo Largo nos últimos anos, como instalação de novos semáforos, alargamento de calçadas e melhoria na sinalização, já trazem resultados notáveis na segurança viária. “O número de acidentes com motociclistas reduziu bastante nos últimos 9 meses, consequência das obras para a segurança no trânsito. Faremos ainda mais investimentos com equipamentos tecnológicos para a redução da velocidade no centro da cidade, para contenção de mortes, atropelamentos e acidentes de trânsito”, completou.
Laço Amarelo – O município de Campo Largo possui o selo Laço Amarelo do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O selo é um reconhecimento de boas ações para governos e empresas que colaboram com projetos de trânsito mais seguro.
“Estamos elevando a educação e a prevenção no trânsito em Campo Largo com as várias ações que fazemos em parceria com a Secretaria de Educação, DepTran, Guarda Mirim, Guarda Municipal e Secretaria de Ordem Pública. Somos uma cidade Laço Amarelo e seremos referência em todo o Brasil com a diminuição de lesões e mortes no trânsito”, disse o secretário de Ordem Pública, Samir Moussa.
O secretário também é Observador do ONSV, título adquirido através de capacitações e seminários dos quais participou a nível nacional. O ONSV promove a disseminação de informações e orientações atualizadas para a estruturação de um trânsito seguro, como a utilização de plataformas tecnológicas e otimização dos serviços. Exemplos em Campo Largo são o EstaR Digital e os painéis de contenção de velocidade.
Programação – As ações em menção ao Maio Amarelo já começaram com a realização das blitze pelos Guardas Mirins, na segunda-feira (08), no centro da cidade, na terça-feira (09), no bairro Itaqui, hoje (10) na região da Ferraria, amanhã (11) no Águas Claras (11) e sexta-feira (12) em Bateias.
De 15 a 31/05, a Guarda Municipal levará a campanha para a frente das escolas, nos períodos da manhã e à tarde, e, também, às vias mais movimentadas, como no cruzamento da Avenida Padre Natal Pigatto com a Rua Joaquim Ribas de Andrade, na Vila Elizabeth, com a intervenção preventiva e entrega de material educativo, no dia 18/05. Além disso, a Guarda Mirim realizará a palestra “Respeito e responsabilidade no Trânsito” em instituições de ensino locais.
O Maio Amarelo é um movimento internacional, disseminado em 30 países do continente americano. Juntos, abrem simultaneamente as ações para conscientização no trânsito.
Pista Municipal de Trânsito – Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, já está em desenvolvimento a ação de prevenção na Pista Municipal de Trânsito, inaugurada em 2022 e que fica no pátio da Guarda Municipal.
Um dos objetivos da pista é colocar em prática o aprendizado do Programa Educa (ONSV) aplicado pelos professores em sala de aula desde 2021 e que em 2023 deve atingir 1.870 estudantes da rede municipal, de acordo com a Secretaria de Ordem Pública. Na pista, os estudantes recebem orientações de agentes do DepTran e da Guarda Municipal, brincam e aprendem. Somente em maio, pelo menos 15 escolas municipais levarão turmas do 2º ano para a Pista Municipal de Trânsito.