Grande Curitiba

DEPTRAN finaliza minirrotatória na região de Vila Santa Terezinha com ampliação da segurança viária no município

Implementação da interseção é instalada no trecho entre as ruas José de Paiva Vidal, Vicente Gober e Dr. Dante Portugal Castagnoli.
12 de maio de 2023 às 16:47
(Foto: DepTran Campo Largo)

COM ASSESSORIAS – O Departamento de Trânsito de Campo Largo, pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, finalizou a instalação da minirrotatória na região de Vila Santa Terezinha, elo de ligação às localidades de Loteamento Santa Rita, Vila Vista Alegre, Jardim São Vicente, Loteamento Santa Ana e Moradias Bom Jesus.

A nova sinalização de trânsito na localidade apresenta vantagens que corroboram para a estruturação da segurança viária no município, não somente no perímetro urbano, mas também nos bairros periféricos.

A minirrotatória se difere das interseções comuns, pois este dispositivo permite que os veículos, ao se aproximarem, realizem movimentos de conversão à esquerda e de retorno com mais segurança que os modelos tradicionais de interseções, como via preferencial e via com PARE obrigatório – este tipo de interseção traz fatores que aumentam os riscos e a gravidade dos acidentes de trânsito, como por exemplo, traçado sinuoso com declives e baixa visibilidade nas aproximações.

O engenheiro civil urbanista – de tráfego da Prefeitura de Campo Largo, Luiz Felipe Gomes Dellaroza, destaca que a minirrotatória é uma solução que promove o melhor ajuste às variações do volume de tráfego que ocorrem ao longo do dia, sem causar os atrasos que a falta de sinalização provoca. “Também cabe destacar que essa solução é vantajosa por apresentar baixo custo de implantação e manutenção à Administração Municipal, o que garante a economicidade e a efetiva ampliação da segurança viária”, observa ele.

A nova sinalização viária está ativa desde o dia 08/05 para que os motoristas se acostumem e redobrem a atenção no sinuoso trecho. De acordo o DepTran, cerca de 2 mil veículos circulam diariamente pelo local, motivo pelo qual o Departamento de Trânsito analisou a necessidade do modelo de sinalização.

Há, também, intenso fluxo de veículos pesados e lentos na região, como os transportes coletivos que fazem as linhas dos bairros periféricos acerca da Vila Santa Terezinha.

“As minirrotatórias têm ampla utilização em cidades emergentes e em metrópoles, mas, ainda, são pouco empregadas no Brasil. Esta gestão do tráfego urbano com a utilização de recursos materiais, capazes de garantir mais segurança para as vias, é uma sinalização eficaz e econômica”, completa o engenheiro.

A minirrotatória é um dispositivo de segurança utilizado em cruzamentos que tem como objetivo organizar a circulação dos veículos que por ele passam. Ela é definida por um círculo rodeado de tachões, inscrito no centro do cruzamento.

Maio Amarelo – A sinalização implementada contempla ações em menção à Campanha Maio Amarelo, aberta oficialmente no município em 10/05, com a participação de agentes de trânsito e estudantes das instituições de ensino local. O objetivo é desenvolver a Educação no Trânsito como medida fundamental de prevenção à contenção de acidentes, lesões e mortes no trânsito.

Dados do Corpo de Bombeiros mostram uma redução de mais da metade em acidentes com atropelamentos no município, contabilizando três no mês de abril de 2023, contra sete no mesmo período do ano passado.

Além das sinalizações massivas que vêm sendo instaladas em Campo Largo, há a ação integrada entre as secretarias de Ordem Pública e Obras Viárias no sentido de estruturar as vias exponenciais de tráfego com melhorias em pavimentação, revitalização, fresagem, adequação da sinalização, mudanças de sentido e de preferenciais, além da ampliação das calçadas centrais e dos parques semafóricos.

Os serviços trazem um novo cenário viário analisado para atender, primeiramente, a segurança dos pedestres que transitam pelos perímetros de grande tráfego na cidade. A estruturação do trânsito atende aos idoso, às pessoas com deficiência, às crianças e gestantes, para melhoria da visibilidade, circulação e redução da velocidade dos veículos.