Grande Curitiba

Saúde Municipal alerta para alta taxa de absenteísmo de pacientes do SUS em consultas de especialidades agendadas

O número de faltas nas consultas agendadas está muito alto, o que prejudica os profissionais e os pacientes que aguardam em fila de espera
12 de maio de 2023 às 16:45
(Foto: reprodução)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que um recente levantamento da pasta mostrou uma alta taxa de absenteísmo na agenda das consultas de especialidades que são previamente agendadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Isso significa que muitas pessoas com encaminhamento para alguma especialidade têm sua consulta agendada previamente pela pasta, porém não comparecem no dia e horário marcados, perdendo o compromisso e também não dando a chance de remarcação para outra pessoa.

Para amenizar essa situação, a Secretaria de Saúde solicita que todos os usuários do sistema público de saúde mantenham seus cadastros atualizados naquela Unidade Básica de Saúde (UBS) que fica perto de casa. A secretária municipal Danielle Fedalto reforça a importância de manter o cadastro atualizado, principalmente o contato telefônico, pois uma vez que a consulta é agendada o paciente recebe, automaticamente, uma mensagem via aplicativo WhatsApp para confirmação da mesma. No caso dos pacientes que não apresentam celular cadastrado, a pasta informa que a guia com agendamento é encaminhada para a UBS de referência.

Sendo assim, ao solicitar um agendamento pelo SUS é preciso ficar atento. Quando ele for feito, o paciente irá receber um pedido de confirmação via mensagem que deverá ser respondido. E o mais importante: atualize seu cadastro na UBS mais próxima, ou direto na Secretaria Municipal de Saúde (sede administrativa, bloco 7 e 8), portando seu comprovante de residência. Faça isso sempre que tiver uma mudança nos seus contatos, especialmente o número do celular, pois o contato mais usual é via aplicativo de mensagens WhatsApp.

O pedido dos profissionais da Saúde Municipal é simples: se agendou, compareça. Danielle Fedalto ressalta que “o SUS é um serviço de saúde com alta procura que atende toda a população. Então é preciso pensar coletivamente, para ninguém sair prejudicado. Se você agendou e surgiu um imprevisto que não te permitirá ir, avise. Isso pode acontecer. Mas procure não faltar, siga a agenda para que você, bem como os demais, possam ser atendidos”.

Continue acompanhando os canais oficiais da Prefeitura de Campo Largo para mais informações. Se tiver mais dúvidas ligue (41) 3291-5209 (Secretaria Municipal de Saúde) ou 156 (Ouvidoria da Prefeitura de Campo Largo).