Grande Curitiba

Sebrae em parceria com Prefeitura lançou programa de apoio aos empresários do turismo local

Apresentação do Destino Turismo Inteligente reforçou o potencial de Campo Largo e trouxe ideias sugestivas. Cadastro de negócios deu o pontapé inicial e segue em vigor para os interessados em participar
18 de maio de 2023 às 17:48
(Foto: Divulgação / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Uma tarde inspiradora para autoridades e empresários do setor turístico de Campo Largo e também de outras regiões. Foi assim o lançamento do programa Destino Turístico Inteligente (DTI) que aconteceu no Hotel Campo Largo Comfort, na última sexta-feira (12). uma parceria entre o Sebrae/PR e a prefeitura do município.

“Nosso intuito é a capacitação dos empresários e o fortalecimento de todos os envolvidos no setor, ou seja, representantes dos setores público e privado, das universidades, empresas de turismo, e etc. É uma felicidade para Campo Largo ter sido escolhida para receber este programa, na verdade entendemos como um prêmio até, mas também sabemos que isso significa ainda mais responsabilidade. E a prefeitura está a postos para apoiar todos os envolvidos e conitnuar o trabalho de integração entre a população campo-larguense e os visitantes”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juarez Butture.

O programa – A ocasião reuniu pessoas de toda a cadeia para conhecerem o programa DTI e como ele será desenvolvido em Campo Largo. “Os trabalhos terão o objetivo de ter um diagnóstico da cidade, pelo ponto de vista dos quatro eixos do programa: governança, sustentabilidade, tecnologia e experiência. Para a jornada de 2023 vamos seguir um cronograma de ações que já inicia agora em maio, também teremos quatro workshops entre junho e agosto, e nosso foco é no turismo sustentável e inovador, de experiência”, explicou Dartilene Silva, responsável pelo DTI em Campo Largo e consultora credenciada do Sebrae. É ela quem vai desenvolver o programa com os empresários do setor e, para participar, é preciso realizar um cadastro direto com o Sebrae (contato abaixo).

O evento – Estavam presentes: o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, a primeira-dama Alaina Rivabem, a secretária municipal de Governo, Chrystiane Chemin, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – com a equipe da Sala do Empreendedor, a diretora municipal de Turismo, Bernadeth Kulka – com toda equipe, o secretário municipal de Comunicação Social e Tecnologia da Informação, Flávio Barszcz, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla), Pedro Teixeira, a presidente do Contur, Silvana Batista, o presidente da Adetur – Eros Tozeto, o presidente da Rota das Colônias e palestrante, José Augusto Zanchetta, o presidente da Adetur Campos Gerais e palestrante, Guilherme Forbeck, representante do Marketing do City Center Outlet Premium,Fernanda Hickson, bem como representantes do Conselho de Turismo, do ICM Bio, do Cicloturismo, do setor de Feiras e Eventos, do núcleo de Gastronomia da Acicla, Agentes de Viagens, Empreendedores de Bateias, da Colônia Figueiredo, da Colônia São Pedro e da Estrada Mato Grosso.

O prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, lembrou a todos que são os campo-larguenses que fazem propaganda da cidade. “Campo Largo tem grande potencial em números, muitos empregos nas empresas locais, e é hoje a 14ª cidade do Paraná. Mesmo assim, ainda não perdeu seu espírito tradicional de cidade pequena e hospitaleira. Cresce e se desenvolve a passos largos, mas não perde esse espírito. Então agradeço o empenho de quem está discutindo turismo local, mantendo as tradições e pensando em formas de crescer e se desenvolver ainda mais”.

Falas do setor – Todos foram recebidos pela equipe do Sebrae/PR e, de acordo com a consultora que abriu a cerimônia, Fernanda Pesarini, o Sebrae é responsável pela capacitação para que cada negócio esteja preparado e aplique os conhecimentos e qualificações adquiridas. Já Eros Tozeto ressaltou que o turismo é uma máquina forte, sendo a forma mais simples de trazer valores para qualquer cidade, pois o turista vem com dinheiro no bolso. E disse estar feliz em ver a sala cheia, com muita representatividade, pois o turismo não se faz sozinho, há vários setores envolvidos.

“O DTI começa pelas pessoas e esse passo já demos estando aqui. É bom ver que nossas ideias estão ecoando no mercado, mas ainda temos um desafio enorme que é a comercialização, fazer os produtos e serviços serem vistos e comprados. A responsabilidade é do negócio, mas todo o setor está pensando e discutindo isso. Nós temos que unir pessoas e processos e o Sebrae é excelente em fazer isso, em orientar a forma como apresentamos nossa história, cultura, belezas. A comercialização está neste lugar, na forma como tratamos e falamos da nossa cidade. Porque muitas vezes não valorizamos o que temos bem perto e fácil?”, provocou o presidente da Adetur.

Por fim, dois palestrantes apresentaram seus negócios e contaram como ideias relativamente simples, mas bem executadas, trouxeram visibilidade e renderam até prêmios. José Augusto Zanchetta contou a história da sua família e as ideias que implantou no restaurante Cantina Zanchetta, localizado em São José dos Pinhais. “Turismo de experiência é simples, não é rebuscado, mas é novo”, sugeriu. E Guilherme Forbeck apresentou o Refúgio das Curucacas, uma Operadora de Turismo que fica em Ponta Grossa e trabalha com turismo regenerativo. “Nossa proposta é ressignificar a visitação e causar impacto positivo, criando conexões emocionais e intelectuais para promover a conservação”, explicou. Nesse sentido, o local alia a natureza local com experiências para desacelerar, que provocam reflexão e bem-estar.

Saíram bem animados do lançamento do DTI a Marilisa Volpato e o Caio Volpato, ambos da Chácara Buscapé. “Estamos confiantes com a oportunidade que a chegada do DTI em Campo Largo significa para o setor. Vai depender de cada negócio aproveitar a qualificação para se aperfeiçoar e fazer acontecer”, finalizou Marilisa.

Para quem atua com turismo em Campo Largo e não conseguiu estar presente, é possível se cadastrar no programa Destino Turístico Inteligente direto com a Fernanda Filipak, no telefone (41) 3330-5760 ou no e-mail [email protected].