Meio Ambiente e Inpar promovem gincana com escoteiros para limpeza das trilhas no Parque Newton Puppi
COM ASSESSORIAS – Na manhã da última quarta-feira (07) aconteceu mais uma atividade vinculada à Semana do Meio Ambiente. Foi uma gincana promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) com o Grupo de Escoteiros Farol do Passaúna, no Parque Newton Puppi. Em parceria com o Tiro de Guerra de Campo Largo, e patrocinada pelo Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), a atividade teve lanche e brindes para os 27 participantes e seus líderes.
Divididos em cinco grupos, e com o auxílio de equipamentos de proteção individual (EPIs), cada grupo de escoteiros percorreu uma trilha, realizando assim a limpeza em cinco trilhas (uma por grupo). Foram encontrados diversos resíduos pelo caminho, somando mais de 20 kg recolhidos. Entre os resíduos mais inusitados eles encontraram uma televisão de tubo, a carcaça de um rádio, lâmpadas e latas de tinta – todos resíduos que têm outra destinação que não a natureza.
Os escoteiros também tiveram, ao longo do caminho, diversas provas para receber pistas que foram usadas na caça ao tesouro que viria em seguida. E ainda teve um quiz com perguntas relacionadas ao meio ambiente. Ao final, todos receberam um broche redondo de “Agente Ambiental” e plantaram árvores no entorno da academia da terceira idade do parque, confeccionando placas de identificação da atividade realizada.
“Essa ação de limpeza e conservação do parque – um dos principais símbolos do nosso município – foi um marco e parte do nosso foco na educação ambiental. Queremos que, desde pequenos, os campo-larguenses tenham consciência da importância de cuidar bem do local onde vivem. Esperamos que essa ideia de atividade se propague para outros locais, para que juntos possamos cuidar da Campo Largo que queremos deixar para as próximas gerações”, disse Tiago Maister, secretário municipal de Meio Ambiente.