Escolas municipais recebem teatro sobre combate ao trabalho infantil
COM ASSESSORIAS – O mês de junho é dedicado à conscientização e combate ao trabalho infantil. Pensando nisso, a Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social com apoio da Secretaria de Educação, promove uma campanha e uma série de ações da rede local de proteção à infância e à adolescência.
Uma dessas ações é a apresentação do espetáculo “Quem brinca não trabalha”, da Dusol Produções, para quase 3 mil estudantes de catorze escolas municipais.
A peça conta a história de Flavinha e Xodó que estudam na mesma escola e conhecem o Tico. Tico é um menino muito divertido, mas que está sentindo muitas dores no braço, além de apresentar dificuldades de aprendizado, atrasos na tarefa e irritação durante a aula. Os amigos percebem que algo estranho está acontecendo e, dessa forma, decidem chamar a Pompom, uma amiga que dá uma brilhante ideia: falar com a professora. A partir daí, a história vai desvendando os mitos sobre o trabalho infantil e ensinando, ao público a diferença entre “ajuda” e “trabalho”.
As apresentações já começaram nesta segunda-feira (12), na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula e Professora Doraci, ambas no distrito de Três Córregos, interior do município. Além delas, escolas de São Silvestre, do Jardim Social, do Itambezinho, Campo do Meio, da Ferraria, de Bateias, do Jardim Rivabem, da Colônia Dom Pedro, do Cercadinho, do Jardim Keli Cristina e do Guarani receberão o espetáculo até o final do mês de junho.
“Escolhemos escolas que ficam mais distantes do centro porque as crianças nessas regiões estão mais sujeitas ao trabalho infantil disfarçado”, explica a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Fabiani Botelho.
A secretária municipal de Educação, Dorotéa Stoco, ressalta a importância de abordar este tema tão delicado e sério de forma lúdica. “É uma peça teatral divertida e educativa, com linguagem acessível e que contribui para a formação e conscientização dos estudantes”, esclarece.
O que é – De acordo com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FNPETI), trabalho infantil refere-se às atividades econômicas e/ ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 (dezesseis) anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 (quatorze) anos, independentemente da sua condição ocupacional. Ainda dentro do conceito de trabalho infantil se enquadra aquele realizado por adolescente de 16 e 17 anos quando o trabalho for noturno, perigoso ou insalubre.
Em Campo Largo, a população pode denunciar qualquer suspeita de trabalho infantil ao Conselho Tutelar (41) 3393-4854 ou Disque 100.
Discussão – No dia 22 de junho, a Prefeitura realiza o evento “Análises intersetoriais sobre o trabalho infantil na atualidade”, com debates e oficinas a partir das 08h30, na Câmara Municipal de Campo Largo. Inscreva-se pelo link: https://bit.ly/trabalhoinfantilCL