Grande Curitiba

Mudanças no Trânsito no Jardim Social vão garantir mais fluidez para veículos e segurança para pedestres

Duas propostas foram apresentadas após um amplo estudo de tráfego e contemplam ao menos seis vias: Avenida Marcelo Puppi, Rua Ademar de Barros, Avenida Ayrton Senna, Rua Prefeito Ivaí Martins, Avenida Bom Jesus e Rua Domingos Andreassa
26 de junho de 2023 às 11:36
(Foto: Taianá Martinez (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Ordem Pública apresentou nesta quarta-feira (21) um estudo de tráfego para o cruzamento da Avenida Marcelo Puppi (antiga BR-277) com a Rua Ademar de Barros, no bairro Jardim Social.

O engenheiro técnico da consultoria de trânsito e transporte, Alexandre Zum, mostrou ao prefeito Maurício Rivabem, juntamente com o diretor de Transporte Público de Campo Largo, Caio Motta, e do engenheiro de trânsito do município, Luiz Felipe Gomes Dellaroza, dois projetos para dar mais fluidez e segurança ao tráfego da região.

As duas propostas contemplam ao menos seis vias: Avenida Marcelo Puppi, Rua Ademar de Barros, Avenida Ayrton Senna, Rua Prefeito Ivaí Martins, Avenida Bom Jesus e Rua Domingos Andreassa.

Para dar mais fluidez ao trânsito, os engenheiros propõem mudanças de sentido das vias, mudanças de mão dupla para via única, fechamento e criação de novas alças de acesso à Avenida Marcelo Puppi, além de projeto de sinalização, iluminação, construção de ilhas de apoio e travessias para pedestres.

“As propostas diferem muito pouco uma da outra. Independentemente da qual for escolhida trará muitos benefícios para a população, como mais segurança e menos tempo no trânsito”, disse o prefeito Maurício Rivabem.

Fluxo – O estudo de área foi feito durante 45 dias. Uma contagem feita por câmeras mostrou que às 7 horas da manhã, no cruzamento da Avenida Marcelo Puppi com a Avenida Ademar de Barros, circulam em média 3 mil veículos (sem contar motocicletas). À tarde, o número chega a 2.600 veículos.

“Atualmente existe a rotatória (da Móveis Campo Largo) e o sinaleiro, mas é necessária a intervenção com o objetivo de organizar e solucionar o trânsito”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Samir Moussa.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando Galarza, e o diretor do DepTran, Everton Oliveira, também participaram da reunião, assim como a secretária municipal de Governo, Chrystiane Chemim.

Os próximos passos são o detalhamento dos projetos e a implementação nos próximos meses.