Grande Curitiba

Turma do curso auxiliar de serviços de panificação comemora resultado de 20 aulas

Os alunos foram os responsáveis pela preparação das comidas, como pães, grostoli, pão de queijo e patê de frango. O curso vai até o dia 28 de julho
26 de junho de 2023 às 16:09
(Foto: Camila Prado)

COM ASSESSORIAS – Com a marca de 20 aulas, o curso de Auxiliar de Serviços de Panificação fez uma confraternização na última quinta-feira (21), na sede da Provopar, em Campo Largo. O curso é uma oportunidade gratuita oferecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) de Campo Largo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Paraná.

O curso teve início no dia 01 de junho e tem uma carga horária presencial de 160 horas. O objetivo é criar habilidades em quem quer trabalhar com manipulação de alimentos e, especificamente, produção de panificadora/padaria. “Quanto tempo que alguns ficaram aqui sem ir para a escola? Ou que terminaram seus estudos? Isso é espetacular. Vocês venceram o que muitos não conseguem. Vocês foram lá, se inscreveram, estão vindo dia a dia aqui, ou com frio ou com chuva, e eu como prefeito, posso dizer pra vocês, me orgulha muito saber que tem pessoas como vocês da nossa cidade”, disse o prefeito Maurício Rivabem, em discurso, no início do evento.

Presenças – Além dos 22 alunos e do professor, a comemoração teve a participação da secretaria de desenvolvimento social, Márcia Botelho; do secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Juarez Butture; da presidente do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) de Campo Largo, Sonia Stroparo e da coordenadora integrada do SENAI Campo Largo, Bibiana Rodrigues.

Panificação – Os alunos foram os responsáveis pela preparação das comidas, como pães, grostoli, pão de queijo e patê de frango. A última receita em questão foi bem apresentada pela aluna Joelma que explicou como o patê, que acompanha os pães foi feito. Ela também destacou a participação da aluna mais velha da turma, Elza, de 75 anos: “Ela não para, está sempre com um paninho limpando por aí, passando pela mesa”, conta.

Nesta mesma turma, encontram-se dois adolescentes, Matheus e Lucas, de 16 e 15 anos respectivamentes. Com o objeitvo de aprimorar uma habilidade que já gostavam, ambos os garotos planejam levar a panificação, ou a gastronomia no geral, para o lado profissional.

“Desde pequeno eu sempre fui muito atraído por coisas que envolvem a natureza e alimentação, principalmente pela área de culinária. Esse curso é algo que ajuda muito a ter expêriencia, caso vá trabalhar numa panificadora e cafeteria, algo que eu sempre adorei muito,” disse Lucas.

Além dos aprendizados envolvendo a gastronomia, Matheus também pontuou sobre ter apredido a socializar com mais pessoas, a se relacionar e a se posicionar no mercado de trabalho. As aulas do curso vão até o dia 28 de julho. O Provopar Campo Largo fica na Rua Desembargador Clotário Portugal, 842.