Biblioteca pública busca voluntários para digitalização do acervo
COM ASSESSORIAS – A Bibilioteca Pública Municipal Dr. Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo precisa de voluntários. A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura, por meio da diretoria de Cultura, busca pessoas para trabalhar na digitalização do acervo. Atualmente, as quatro bibliotecas do município usam fichário para cadastro dos livros e funcionam totalmente de forma manual. A ideia é mudar essa realidade.
“Estamos com um projeto de informatização das bibliotecas que consiste basicamente em usar um sistema para acesso das informações e automatização dos processos. Para isso, será necessário transferir as informações livro por livro dentro do sistema, esse processo é chamado da catalogação do acervo”, esclarece o diretor de Ação Cultural, Tiago de Andrade.
Para este processo inicial será necessário fechar a biblioteca por um mês – o que acontecerá no mês de julho “para iniciarmos os trabalhos com uma equipe dedicada e dar vazão ao processo”, explica o diretor. A estimativa é que demore em torno de 6 à 8 meses para a virada completa da catalogação.
On-line – A sistematização feita por funcionários da SMELC e pelos voluntários vai melhorar o controle da biblioteca, democratizar a informação e dará mais autonomia aos usuários, que poderão acessar os títulos disponíveis no acervo municipal de forma on-line, facilitando a busca e o acesso.
“O sistema utilizado é o Koha que é um software livre (open-source), ou seja, não gerará custos a Prefeitura. Esta foi a forma de viabilizar este projeto que já está em implementação há 1 ano, em que foi preciso configurar o sistema, verificar viabilidade, testes e homologação no servidor municipal para bom funcionamento”, conta o diretor.
Nos próximos dias será reunida a equipe de trabalho para capacitação do sistema e já início dos trabalhos de catalogação. Os voluntários receberão certificado para horas complementares.
Seja um voluntário: https://bit.ly/voluntariobiblioteca