Novas lixeiras instaladas no Parque Newton Puppi sofrem vandalismo
COM ASSESSORIAS – Na madrugada de domingo (25) para segunda-feira (26), dois trechos da ciclovia do Parque Newton Puppi, ao redor do lago, amanheceram com quatro lixeiras danificadas. Vândalos destruíram a estrutura das lixeiras que estavam amassadas e soltas, algumas forçadas a ponto de desafixar sua base de concreto do solo.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) acionou a equipe de manutenção e fez a retirada das lixeiras danificadas, já encaminhadas para recuperação e futura substituição. Com isso o poder público teve um prejuízo inesperado e precisou custear novamente equipamentos recentemente adquiridos para servir à população.
O Parque Newton Puppi é aberto para uso da população, para prática de atividades esportivas, comemorações, confraternização familiar e campeonatos. Com esse episódio quem saiu perdendo foram os frequentadores do parque, e o nosso meio ambiente, afinal as lixeiras estão ali para mantermos o parque e a ciclovia limpos. Preservar as lixeiras significa jogar o lixo no local correto, mantendo as ruas limpas e evitando o entupimento de bocas de lobo e alagamento durante as chuvas.
“O prefeito Maurício Rivabem tem estimulado a ampliação da malha de lixeiras públicas em Campo Largo, porque entende que, com essas soluções urbanísticas e com nossas campanhas referentes a manter a cidade limpa – como a de slogan “EU REPENSO EU RECICLO” -, alcançaremos este objetivo. Preservar o meio ambiente é uma tarefa de todos nós, bem como preservar o patrimônio público e manter a cidade limpa. Então sugiro começar pelo básico: separar e higienizar os resíduos recicláveis na sua casa”, afirma Adriana Rivero Santana, diretora da SMMA.
Punição – De acordo com o artigo 163 do Código Penal Brasileiro, vandalismo é crime e o autor da prática fica sujeito à prisão e à multa por danos ao patrimônio público. A pena varia de seis meses a três anos de detenção, além dos agravantes. O Parque Newton Puppi localizado tem uma das ciclovias iniciando no bairro Vila Bancária (Rua Subestação de Enologia, 1444) e é fiscalizado por vigilantes e pela Guarda Municipal. Caso a população veja cenas como esta, denuncie à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo número (41) 3291-5137 (também whatsapp).