Grande Curitiba

Ferraria ganha mais de 3 km de asfalto novo

Desta vez, a Prefeitura asfalta as localidades de Boa Vista, Dona Fina e Colônia Figueiredo. Mais de 1.000 famílias serão beneficiadas com vias urbanas e rurais de qualidade
21 de agosto de 2023 às 11:38
(Foto: Tiago Trindade (SMCSeTI)

Na manhã desta sexta-feira (18), após duas semanas de clima instável, as obras para finalizar a pavimentação asfáltica em localidades do distrito da Ferraria retornaram.

São mais de 3 Km de novo asfalto em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) que estão sendo preparados para pavimentar as seguintes ruas: São Paulo, Sergipe, Ceará, Mato Grosso do Sul e Rua Paraíba, na localidade de Boa Vista. Essas ruas estão na etapa final, já concretizados os processos de sub-base, base, meios-fios, galerias pluviais instaladas com manilhas de 60 cm de diâmetro (maior que as normalmente utilizadas, de 40 cm), justamente para que o escoamento das águas das chuvas seja efetivo e sem risco de problemas como alagamentos, entupimento e deformidades.

Somente neste trecho, mais de 300 famílias já comemoram a base asfáltica que faz a contenção imediata de pó, lama, buracos e transtornos nas vias urbanas. Também auxilia no transporte seguro das crianças que frequentam as instituições de ensino da região.

Outra localidade que recebe os primeiros acabamentos para receber asfalto novo é a região de Dona Fina, onde mais de 350 famílias sofriam com os buracos e alagamentos formados pelo declive e desnível das ruas do bairro. A equipe da prefeitura começou com a escavação e instala as manilhas para as galerias pluviais. Após, as ruas receberão a sub-base, base, colocação de meios-fios em toda a extensão e, por fim, a pavimentação asfáltica, também em CBUQ. São elas: Rua João Moreira, Rua Três, Rua Papagaio, Rua Pavão, Rua Gralha Azul, Rua Perdizes e a Carlos Gomes. Essa vias cortam o centro da Ferraria e dão acesso ao Centro de Campo Largo, à BR-277 e à capital Curitiba. Também são via de acesso do transporte público escolar e recebem investimentos da própria Secretaria Municipal de Obras Viárias e de Recursos Livres.

A moradora Gilda Maria Kmiecik, vive há 62 anos no Dona Fina e comemora após ter sua casa alagada na semana passada, por causa das fortes chuvas. “Espero o asfalto desde quando era jovem nessas ruas aqui do nosso bairro. Fico muito feliz em ver a obra saindo, finalmente”, comenta.

O secretário da pasta pública, Paulo Rogério Alves, destinou três máquinas pesadas somente para a região de Dona Fina; uma escavadeira, uma retroescavadeira e uma patrola. “Queremos deixar a cidade com asfalto de qualidade. O CBUQ que utilizamos nas nossas obras públicas tem muito mais resistência e durabilidade. É o mesmo usado em rodovias estaduais e federais e Campo Largo recebe o que há de melhor em matéria-prima e acabamento”, destacou o secretário.

Mais asfalto – Outra localidade que recebe a pavimentação em asfalto é a Colônia Figueiredo, na via que passa em frente à igreja da região. A via de acesso ao interior do bairro está sedimentada com a sub-base, base asfáltica, meios-fios e galerias pluviais e já começa com o início da pavimentação em CBUQ nos próximos dias. As obras beneficiarão mais de 350 famílias, inclusive o transporte público que por lá trafega diariamente.

A previsão para término dessas obras é para dezembro deste ano, conforme as condições climáticas. Ressalta-se que quando há períodos de grande incidência de chuvas, é preciso paralisar temporariamente as mesmas para a devida adequação dos materiais já colocados em cada trecho.