Grande Curitiba

Guarda Municipal de Campo Largo realiza maior apreensão de drogas da história da corporação

Foram 607 tablets de maconha, totalizando 536 kg. A operação teve início com o trabalho de inteligência conjunto entre o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) e a GMCL.
1 de setembro de 2023 às 16:32
(Foto: Divulgação GMCL)

COM ASSESSORIAS – A Guarda Municipal de Campo Largo (GMCL) realizou na madrugada desta sexta-feira, 1º setembro, a maior apreensão de drogas já registrada pela corporação. Foram 607 tablets de maconha, totalizando 536 kg, encontrados em um veículo que foi abordado na BR-277, próximo à trincheira de acesso ao bairro Jardim Rivabem.

A operação teve início com o trabalho de inteligência conjunto entre o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) e a GMCL. O veículo foi roubado em Ponta Grossa em julho e tinha placas falsas.

Em junho deste ano, a GMCL também realizou uma grande apreensão de maconha (507kg) na Estrada do Cerne, quantidade que foi ultrapassada pela apreensão desta madrugada.

Polícia – No último mês de junho, foi publicada decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo direito de atuação das guardas municipais do Brasil com poder de polícia, como o de efetuar a prisão de pessoas em flagrante delito, reconhecendo a autonomia da Guarda Municipal para executar ações de fiscalização, patrulhamento e de combate à criminalidade.

O CIOSP – Inaugurado em agosto de 2020, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) serve como modelo de referência para todo o país, auxiliando na fiscalização da Segurança Pública do município ao criar uma “muralha virtual” por meio de câmeras que identificam veículos com alerta de furtos e roubos e reprimindo o tráfico de drogas, entre outros crimes.