Grande Curitiba

Campo Largo já iniciou os protocolos de inseminação artificial do Programa Mais Pecuária Brasil

Município aderiu à iniciativa de custo zero de melhoramento genético. Produtores locais cadastrados se beneficiam do programa que desenvolve os rebanhos dos produtores campo-larguenses
11 de setembro de 2023 às 16:44
(Foto: Divulgação / SMAP)

COM ASSESSORIAS – No início deste ano a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP) aderiu – para os próximos anos – ao Programa Mais Pecuária Brasil, da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). Ele é o maior programa de melhoramento genético da agricultura familiar brasileira e, pelo acordo de cooperação técnica firmado, leva a biotecnologia de inseminação artificial para os pequenos produtores locais de gado leiteiro e de corte.

Serão 600 inseminações por ano – com exame comprobatório da fêmea prenha – para melhorar a genética dos reprodutores e das fêmeas da cidade, o que é um trabalho a médio prazo. Após a adesão em janeiro, a próxima etapa do programa iniciou em 21 de julho, com as inseminações das fêmeas em quatro propriedades que se inscreveram para participar do programa 100% gratuito. Foram recebidos sêmens produzidos pela multinacional Alta Genetics, empresa parceira do programa.

Uma delas foi a de Ângelo Razzera, no bairro Salgadinho, com três vacas da raça Jersey. As demais propriedades participantes foram a de Valdecir José, na Estrada do Retiro, com dez animais da raça Jersey, de Juliana Brandão, também na Estrada do Retiro, com seis animais (um holandês e os demais Jersey), e de Cleidinor Gomes Bueno, na Estrada do Cerne, com 12 vacas da raça Angus.

Como funciona – Tudo foi levado às propriedades cadastradas que possuem criação de bovinos e bubalinos, para que as fêmeas fossem inseminadas. O médico veterinário e técnico da Conafer, Carlos Bofinger, veio até Campo Largo e deu início ao protocolo IATF (inseminação artificial em tempo fixo) que nada mais é do que uma técnica onde é determinado o dia e horário que um lote de fêmeas será inseminadas. Esse manejo sincroniza a ovulação das fêmeas bovinas por meio da administração de medicamentos em dias predeterminados. Já aconteceu a primeira leva e o técnico fará mais três visitas às propriedades inscritas.

Agora a Secretaria Municipal aguarda a visita do técnico da Conafer para confirmar se as vacas que foram inseminadas estão prenhes. E também já mandou para a Confederação um próximo o lote de vacas para novas inseminações, mas sem data ainda da realização. Os técnicos da pasta estão envolvidos para fortalecer o desenvolvimento da agropecuária de Campo Largo, e a prefeitura dispõe de um cadastro de pecuaristas voltado para o controle de vacina dos animais, pelo qual é possível localizar os potenciais interessados. A intenção é compreender as criações dos pequenos produtores, segundo o secretário municipal de Agricultura e Pecuária de Campo Largo, Celso Vedam, pois essa tecnologia tem custo alto para o produtor de forma particular.

“O foco é desenvolver os rebanhos bovinos de corte e leite dos agricultores familiares, visando o crescimento socioeconômico, gerando avanço no mercado agropecuarista, bem como a implementação de novas políticas públicas na região. O programa é voltado para bovinos, mas como temos criações de búfalos também, conseguimos incluí-los no projeto. Serão 2.400 fêmeas que passarão por este processo ao longo dos cinco anos de programa pela frente”, avisa.

Como participar – Os produtores de gado em Campo Largo podem se inscrever a qualquer momento no programa Mais Pecuária Brasil, seja dos rebanhos para carne quanto para leite. Basta entrar em contato com a SMAP (antiga Casa do Agricultor) pelo telefone 3292-6470, ou presencialmente na Rua Osvaldo Cruz, 363, centro. Você vai precisar dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e certidão de estabelecimento rural emitida pela ADAPAR.