Grande Curitiba

Campo Largo recebe Projeto Qualifica Paraná 2024

O município recebe agora em janeiro a Unidade Móvel e terá dois cursos na área de automação. Interessados devem se inscrever em formulário digital, confira o link
12 de janeiro de 2024 às 16:56
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – A prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), informa uma parceria com o governo do Estado para a chegada na cidade, já em janeiro, do Projeto Qualifica Paraná 2024 – Unidades Móveis. Tal iniciativa é uma política pública de acesso à qualificação profissional para trazer à população campo-larguense diversas capacitações profissionais que devem se refletir na indústria e comércio local.

“Pessoas habilitadas ampliam suas oportunidades de carreira e movimentam o mercado, gerando crescimento da economia e melhoria da qualidade de vida. Esse projeto traz para Campo Largo um fomento na geração de emprego, de qualificação e de renda”, ressalta Juarez Butture de Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

As capacitações em formato presencial são realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Paraná – SENAI/PR em equipamentos itinerantes denominados de Unidades Móveis. Cada curso tem 16 vagas e uma carga horária de 96 horas, incluindo na grade oito horas de conteúdo complementar – comum a todos os cursos – de preparação do aluno para o mercado de trabalho.

Cursos de janeiro – Conforme o cronograma do projeto para janeiro, os primeiros dois cursos realizados pela Escola Móvel em Campo Largo serão na área de Automação, entre os dias 24/01 e 08/03/2024. São eles:

– Sistemas de Automação Industrial com CLP, no período da tarde, das 13h30 às 17h30;
– Acionamentos Industriais: Hidráulica e Pneumático, no período da noite, das 18h30 às 22h30.

Inscrições -As inscrições estão abertas ao público geral a partir de hoje, 12 de janeiro, e serão somente através de um formulário online, acessando o site do SENAI. Observe que cada curso tem um link independente, para cada uma das turmas a serem realizadas pelo projeto. A inscrição em um dos cursos não garante a vaga para outras formações. A confirmação de participação será realizada pelo SENAI alguns dias antes do início do curso, por meio de e-mail ou WhatsApp.

Bolsa Auxílio – Os alunos com frequência regular recebem uma bolsa de R$ 600 para ajuda de custos, o que corresponde a R$ 25,00 por dia de aula. Os valores serão disponibilizados em dois momentos, na primeira metade do curso e após a conclusão e certificação. Quem tiver mais de 5 faltas, mesmo justificadas por atestado médico, perde o direito à ajuda de custo, em sua totalidade.

Os cursos estão abertos para o público geral e a Agência do Trabalhador de Campo também está atuando na divulgação e indicação para o projeto. “De acordo com a área de interesse e a busca por vagas, o objetivo da Agência é orientar os cidadãos a participarem do Projeto Qualifica Paraná para terem ainda mais chances de atuação no mercado de trabalho. Convidamos todos os interessados, pois o projeto é para quem quer se aprimorar”, reforça Eliane Maria Kochinski, gerente da Agência do Trabalhador local.

Critérios para participar

– Ser maior de dezesseis anos, comprovadamente;
– Autodeclaração de escolaridade mínima de ensino fundamental completo;
– Residir no Paraná;
– Alunos menores de dezoito anos, necessariamente devem cursar turmas no período vespertino (tarde) e dependem da autorização de seus responsáveis para matrícula.

A estrutura móvel será instalada poucos dias antes do início dos cursos, no pátio do Centro Administrativo da prefeitura. O Projeto Qualifica Paraná 2024 é uma realização do Governo do Estado do Paraná, implementado pela Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Renda (SETR/PR).

Ainda este ano, o projeto disponibilizará mais cursos de outras modalidades de qualificação, em diferentes áreas de conhecimento. Continue acompanhando os canais oficias para novidades do projeto no município.