Grande Curitiba

Encontro de Secretários Municipais de Saúde é realizado em Campo Largo

Representantes de 15 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) participaram da reunião do Conselho Regional das Secretarias Municipais de Saúde (Cresems).
29 de janeiro de 2024 às 16:53
(Foto: Taianá Martinez (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Foi realizada na última quinta-feira (25), o primeiro encontro de 2024 do Conselho Regional das Secretarias Municipais de Saúde (Cresems), na sede do Governo Municipal de Campo Largo.

Das 29 cidades que compõem a 2ª Regional de Saúde, representantes de 15 municípios participaram da reunião, entre eles secretários e secretárias municipais de Saúde e técnicos. Eles foram recepcionados pelo prefeito Maurício Rivabem e pela secretária municipal de Saúde, Danielle Fedalto, que também é a atual presidente do Cresems.

O Cresems é composto por associados do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) e atua na articulação e troca de experiências, contribuindo com o processo de regionalização e organização das ações e serviços para a implementação da Rede de Atenção à Saúde.

O prefeito Maurício Rivabem agradeceu a presença dos representantes dos municípios vizinhos e falou sobre o fortalecimento da região para garantir um bom atendimento à população. “Com a pandemia aprendemos a importância da união dos municípios e dos gestores locais para implementar de maneira sólida e eficiente as ações de saúde”, disse.

A secretária municipal de saúde fez a abertura da reunião enfatizando a importância da participação dos colegas gestores para o fortalecimento das ações de saúde. No decorrer, foram abordados temas de relevância e as fragilidades existentes nos municípios, além do planejamento das reuniões para 2024.

Na sequência, o apoiador do Cosems, Guilherme Daniel Pupo, apresentou a estrutura da entidade e lembrou que em 2023 o regulamento dos Cresems foi criado, viabilizando e fortalecendo o trabalho regional.

COAPES – Para finalizar o encontro e compartilhar uma experiência de sucesso no município, a secretária municipal de Saúde de Campo Largo apresentou a implantação do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES).

O COAPES foi criado em 2018, com o objetivo de integrar ensino-pesquisa com o serviço de saúde municipal. No COAPES, estudantes da área da Saúde de nível técnico, graduação e residentes são encaminhados pelas universidades para atuar nos equipamentos municipais de saúde. A secretaria de Saúde elaborou um estudo de custos ao absorver a mão-de-obra dos estudantes e residentes e, em contrapartida, as instituições de ensino repassam ao município equipamentos, materiais e ofertam cursos de capacitação.

Danielle Fedalto conta que desde sua criação, muitos objetivos com o COAPES já foram atingidos, como o fortalecimento da atenção primária e a participação na formação dos profissionais de saúde.

“O COAPES fortalece muito o sistema. Temos casos de estudantes que entraram no estágio e hoje são concursados. A experiência que eles tiveram no estágio ajuda na adaptação ao serviço local, afinal eles já conhecem o funcionamento do sistema. Além disso, também contribui para a Secretaria de Saúde manter os profissionais trabalhando aqui no nosso município”, explica a secretária.

Já firmaram acordos com Campo Largo instituições de ensino como Universidade Positivo, Pequeno Princípe, Colégio Estadual Sagrada Família, ISE Faculdade e Fapar.

Presenças
– Participaram do encontro, as secretárias municipais de Saúde de Rio Branco do Sul, Nice Andréia de Moraes Almeida Lara; de Rio Negro, Simone Gondro; de Agudos do Sul, Lucinéia de Camargo; de Colombo, Marilda Zanoni; de Almirante Tamandaré, Ieda Jaqueline Muraro Beni; de São José dos Pinhais, Debora Chemim; de Piên, Mayara Grosskopf; de Cerro Azul, Mariédina Fronza; de Tijucas do Sul, Elaine Castro Neves; os secretários de Fazenda Rio Grande, Francisco Barbosa e de Balsa Nova, Juliano Jean Silva; além de técnicos, médicos e assessores de Piraquara, São José dos Pinhais, Campo Magro e Campo Largo.