Grande Curitiba

Estudantes do Multiplique o Bem criam projetos sustentáveis em Campo Largo

Com o patrocínio da Caterpillar, projeto ofereceu oficinas de educação tecnológica em escola local
22 de fevereiro de 2024 às 13:43
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Um robô que enche copinhos de água para incentivar as crianças a se hidratarem com maior frequência na escola. Um semáforo que emite sons e é acionado por um sensor de proximidade dando mais segurança e independência para pessoas com deficiência visual. Um robô lixeira que se abre automaticamente quando alguém se aproxima e que avisa quando está cheio e precisa ser esvaziado. Esses são alguns exemplos dos projetos que foram desenvolvidos pelos estudantes da Escola Municipal José Alexandre Sávio ao final das oficinas do projeto social “Multiplique o Bem”, patrocinado pela Caterpillar.

Ao todo, 40 alunos entre 10 e 14 anos foram diretamente beneficiados, participando das oficinas de educação tecnológica do projeto. “Nosso objetivo é despertar o interesse dos alunos para conhecer mais sobre tecnologia e prepara-los para o mercado de trabalho. Nas oficinas, eles aprenderamsobre robótica, desenvolvimento de games, aplicativos e sites, animação e Empreendedorismo Social. Ficamos muito felizes com os projetos desenvolvidos pelos jovens de Campo Largo, eles demonstraram muita criatividade e capacidade de transformar os conhecimentos adquiridos em soluções que causam impacto positivo em suas comunidades”, diz Francisco Kronemberger, diretor do Multiplique o Bem.

A iniciação à tecnologia entregue nas aulas ofereceu diversos benefícios como o encorajamento do trabalho em equipe, o incentivo à aprendizagem para fora da sala de aula, o estímulo aos estudantes para desenvolverem e partilharem o conhecimento por meio de ferramentas digitais, além do trabalho com estratégia de observação de campo, grupos focais, entrevistas, entre outros. Por meio de atividades práticas, os jovens exploraram o potencial transformador da tecnologia, compreendendo como ela pode ser aplicada para solucionar desafios reais e impulsionar mudanças positivas. O processo de aprendizagem seguiu um tema definido em conjunto com os estudantes, com base em nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O projeto Multiplique o Bem reforça o uso da tecnologia para o impulsionamento do desenvolvimento social e econômico. Durante as oficinas, os jovens foram estimulados a abraçarem seu potencial como criadores, inovadores e solucionadores de problemas, capacitando essa nova geração com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do futuro e os preparando para os avanços tecnológicos e as demandas da economia atual.