Grande Curitiba

Enem 2024: quais são os temas mais cobrados no segundo dia

Provas de Matemática e Ciências da Natureza, que serão aplicadas no domingo (10), somam 180 questões
8 de novembro de 2024 às 15:56
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Depois de passar pela temida prova de Redação na primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no segundo dia do exame é a hora de fazer contas. No próximo domingo (10) é a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza. Confira quais são os temas mais cobrados no exame para ajudar nos estudos nesta reta final.

A segunda fase do Enem é composta de 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza. Apesar desta etapa ser considerada mais tranquila, já que tem menos carga de leitura e não tem redação, é preciso estar preparado. Afinal, mesmo os enunciados mais diretos exigem interpretação de texto e raciocínio lógico, uma característica do Enem.

Matemática

O professor de Matemática de Ensino Médio do Colégio Marista Pio XII, Diéfrei Alves, explica que alguns dos temas que devem aparecer na prova de exatas são:

● Geometria plana e espacial
● Razão e proporção, em especial os conceitos de escala
● Questões envolvendo o estudo de funções

Nesta reta final, ressalta o professor, é importante que os estudantes resolvam os conteúdos das provas anteriores, mas também não esqueçam do aspecto emocional. “É importante revisar o conteúdo, mas também desacelerar nos estudos para não chegar cansado na prova, o que pode comprometer o desempenho”, aconselha.

Ciências da Natureza

A prova de Ciências da Natureza é composta pelas matérias de biologia, física e química. O professor de Ciências do Colégio Marista Pio XII, Welington Luis de Almeida, lista os conteúdos que devem aparecer:

● Velocidade média
● Forças
● Conservação da Energia
● Eletricidade
● Potência e Energia Elétrica
● Resistores
● Tipos de ondas
● Acústica
● Fenômenos Ondulatórios
● Princípios de Arquimedes e Pascal

Atenção com o tempo

Em ambas as provas, é preciso que o candidato organize bem o tempo, pois há 30 minutos a menos para resolver as provas. Os professores orientam que os estudantes comecem lendo toda a prova e depois dêem prioridade para resolver as questões mais fáceis primeiro. Com isso, sobra mais tempo para responder às mais difíceis.