Grande Curitiba

Desvendando o Autismo: Comunicação não-violenta será tema do próximo encontro

Reunião marcada para dia 28 de fevereiro promoverá como desenvolver uma linguagem assertiva com pessoas diagnosticadas com TEA
23 de fevereiro de 2024 às 16:35
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – Na próxima quarta-feira (28), às 17h30, acontecerá na Unidade da Mulher e da Criança mais um encontro do programa Desvendando o Autismo.

Realizado pela prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, essa edição terá como palestrante a Dra. Priscilla do Carmo Gozzo, que abordará o tema Comunicação Não-Violenta: Instrumento para manejo dos desafios na rotina das famílias que convivem com Autismo.

Voltado para pais, familiares e cuidadores de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), esses encontros visam criar uma rede de apoio oferecendo psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Desta forma é possível promover desenvolvimento e inclusão dos pacientes, reforçando ainda os direitos garantidos a este público.

Documento de identificação – Dentre os direitos garantidos às pessoas com TEA, está a Carteira de Identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Emitido pelo Governo do Paraná, este é um documento nacional e contém informações de identificação da pessoa com TEA, contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal/cuidador. Esse instrumento visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados.

Para emitir a CIPTEA, a pessoa ou o responsável deve preencher o cadastro e anexar documentos neste link ou, em caso de dificuldade para acessar a Internet, procure um dos quatro CRAS do município, ou o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) localizado na sede administrativa da prefeitura.

Prioridade no atendimento – A Lei Municipal nº 3063, de 26 de junho de 2019, estabelece prioridade no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e é válida em estabelecimentos públicos e privados de Campo Largo. Ou seja, supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, lojas comerciais, instituições de ensino, hospitais e demais estabelecimentos de uso público. Para comprovação e aplicação da lei, o consumidor deverá apresentar declaração médica, atestando o TEA, ou a CIPTEA.

SERVIÇO:

Programa Desvendando o Autismo

Tema: Comunicação Não-Violenta: Instrumento para manejo dos desafios na rotina das famílias que convivem com Autismo
Data: 28/02
Horário: 17h30
Local: Unidade da Mulher e da Criança
Endereço: Rua Haroldo Hein, 2412, próxima ao parque Newton Puppi
Informações: (41) 3393-4899