Grande Curitiba

Museu Histórico de Campo Largo é tombado como patrimônio histórico e cultural do município

Tombamento foi oficializado pelo Decreto Municipal nº 132, de 08 de maio de 2023, visando a preservação do espaço.
5 de abril de 2024 às 11:36
(Foto: Arquivo SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Você sabia que o Museu Histórico de Campo Largo é tombado como patrimônio histórico e cultural do município? O prédio, que fica na praça Getúlio Vargas, teve o tombamento oficializado no dia 08 de maio de 2023, no Decreto Municipal nº 132, assinado pelo prefeito Maurício Rivabem.

“O tombamento do casarão, construído em 1911, visa a preservação e conservação do local que tem inestimável valor histórico e cultural para os campo-larguenses”, explica a diretora do departamento de Patrimônio Cultural e Fomento à Cultura de Campo Largo, Lindamir Ivanoski.

Com o tombamento, o Museu Histórico não poderá ser esquecido, abandonado ou sofrer intervenções de qualquer natureza sem a prévia deliberação do Conselho Municipal de Política Cultural – em fase de composição para os próximos dois anos de mandato – e da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura.

O Museu Histórico de Campo Largo tem um acervo de mais de 2 mil peças, conta com quatro salas, todas elas com exposições permanentes: Sala da História, Sala dos Expedicionários, Sala da Louça e Sala das Maquetes, com diversos instrumentos, ferramentas, fotografias, documentos e objetos que contam um pouco da história de Campo Largo, do Paraná e do Brasil. Apesar das exposições permanentes, as salas têm capacidade para receber exposições temporárias.

Acervo – De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura, o Museu Histórico de Campo Largo recebe em torno de 6 mil visitantes todos os anos. No espaço de 318,93 m2, turistas e os moradores da cidade podem ver, em alusão à 2ª Guerra Mundial, o nome dos pracinhas campo-larguenses, cartas escritas na época da guerra para seus familiares, exposição de fotos, ferramentas e objetos origens italianas que co-fundaram o município, junto a outras culturas e povos, como os indígenas e poloneses, os tropeiros trazendo a erva-mate, as origens das manufaturas da louça e porcelana, que rendeu à cidade o título de Capital da Louça e Porcelana.

Os visitantes também encontram a exposição dos retratos de todos os ex-prefeitos de Campo Largo e maquetes que trazem cartões postais da cidade, como a Igreja Nossa Sra. da Piedade (Matriz), produzidas por artistas locais. A novidade, em construção para novas exposições, é uma sala/espaço com vários objetos antigos doados por moradores e empresários locais, como telefones, máquinas de fotografia, entre outros itens.

História – O prédio onde hoje fica o Museu Histórico de Campo Largo foi construído em 1911 para abrigar o Grupo Escolar Macedo Soares. Em 1941, o grupo foi transferido e o prédio passou a ser a sede do Fórum Municipal até 1984. O prédio antigo teve os muros derrubados e o terreno foi transformado em uma praça – atualmente, a Praça Getúlio Vargas. Em 2003, foi fundado o Museu Histórico de Campo Largo no local.

Serviço:

Museu Histórico de Campo Largo

Endereço: Praça Getúlio Vargas – Centro

Horários: Aberto de terça a sexta-feira, das 8h às 16h

Entrada gratuita