Grande Curitiba

Feira do Peixe 2024 comercializou recorde de 3,5 toneladas de peixe vivo

Campo-larguenses compareceram em peso na tradicional feira que aconteceu antes da Páscoa. O carro chefe foi a tilápia e teve um peixão atração especial
10 de abril de 2024 às 11:36
(Foto: Divulgação / SMCSeTI e SMA)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP), promoveu a Feira do Peixe 2024 no final de março, nos dias 26, 27 e 28. O estacionamento da Rodoviária Vereador Darci Andreassa recebeu quatro piscicultores de Campo Largo e Campo Magro em uma estrutura montada especialmente para a venda dos peixes vivos. Os animais estavam em tanques e sua comercialização estimada foi de 3,5 toneladas de peixes, sendo que a tilápia foi o carro-chefe de vendas.

Outras espécies disponíveis foram carpa, bagre, pacu, traíra e truta. E os consumidores puderam levar para casa seu peixe pré-limpo (descamado e eviscerado) na hora, por um preço acessível, com o serviço realizado no local, em contêineres adaptados, por uma empresa contratada exclusivamente para esta finalidade.

A pasta responsável pela organização da edição fez um levantamento sobre o evento já tradicional e constatou, em números, o sucesso da feira que, neste ano, teve um dia a mais do que nas edições anteriores. Um dos destaques foram as duas carpas, uma com mais de 15 kg e outra com 20 kg. Ambas foram levadas pelo piscicultor João Antochevis, de Campo Magro, saíram em muito cliques e foram vendidas já no primeiro dia.

Além disso, a Feira do Peixe teve como atrativo uma grande tenda que reuniu dez pontos de venda. Entre produtores rurais e ambulantes, foram comercializados produtos tradicionais de feira como pastel, pamonha, pães, cucas, compotas, geleias, caldo de cana, café e chopp. A novidade neste ano foi a criatividade na praça de alimentação, com a oferta de itens elaborados com a temática da feira: porções de peixe frito, pastel de tilápia, de cação e de camarão. E aproveitando a semana que antecedia a data comemorativa, também teve muito chocolate e artesanato temático com coelhos e afins.

Foram três dias que movimentaram mais de cem mil reais, fomentando a economia local e representando um estímulo econômico para os produtores e, consequentemente, para toda a região. A Secretaria de Agricultura e Pecuária já planeja a edição 2025, com mais atrativos e novidades.

Continue acompanhando os canais oficiais da Prefeitura para mais novidades.