Grande Curitiba

Campanha Abril Verde aborda segurança e saúde no trabalho

Encontro acontecerá no dia 26 de abril, na Casa da Cultura, e será voltado para profissionais de saúde e especialistas em segurança no trabalho
15 de abril de 2024 às 17:04
(Foto: Divulgação / VISAT de Campo Largo)

COM ASSESSORIAS – O Abril Verde é um movimento dedicado a alertar as pessoas sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Novamente este ano a Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apoia a campanha e promove evento com o tema “Trabalhe com Segurança, Um Abraço te Espera em Casa”.

Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, a cada quatro horas uma pessoa morre decorrente de acidentes no trabalho no Brasil. Um problema que pode ser mitigado com educação e treinamento.

Por isso, em 26 de abril — dois dias antes do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28/04) — será realizado um encontro na Casa da Cultura (Rua Centenário, 2245, no centro)para os profissionais de saúde e especialistas em segurança no trabalho, direcionado especialmente para as empresas do Município.

Os interessados – principalmente empresas – poderão se inscrever, gratuitamente, através do formulário localizado neste link, até o dia 19 de abril. As vagas são limitadas, não perca tempo!

Confira o cronograma do evento Abril Verde:

– 13h30: Credenciamento
– 14h: Abertura do evento
– 14h20: Palestra I – José Marcal Jackson Filho
Tema: Para que serve a investigação de acidentes de trabalho?
– 15h20: Palestra II – 1º Tenente QOBM Maxoel Ferreira de Almeida
Tema: Prevenção Contra Incêndio e Desastres no Ambiente de Trabalho
– 16h: Palestra III – Rosemari Belini Batista
Tema: O Risco dos Saneantes Clandestinos no ambiente de trabalho
– 16h30: Coffee Break

“Entre os trabalhadores que mais se acidentam trabalhando estão os profissionais da área da saúde, os alimentadores de linha de produção e ceramistas. As partes do corpo mais frequentemente atingidas são os dedos, mãos e pés. Então, a cada ano, procuramos promover e criar uma cultura de segurança e saúde pode ajudar a reduzir os números de mortes e lesões. Queremos alcançar cada vez mais pessoas e fortalecer a prevenção em todos os locais de trabalho”, afirma Viviane Janz Moretti, diretora da Vigilância em Saúde de Campo Largo.

Ela lembra ainda que, em Campo Largo, as instituições de saúde têm a obrigação legal de notificar a VISAT de todos os acidentes de trabalho. Em caso de dúvidas, o contato é pelo número (41) 3291-5004.

Atuação VISAT – A Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) de Campo Largo, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, busca atenuar ou controlar os fatores e as situações geradoras de riscos para a saúde dos trabalhadores. Para isso, está sempre em monitoramento de ocorrências de acidentes e doenças, criando estratégias de intervenção e promovendo as mudanças necessárias para eliminação e/ou correção do risco no trabalho.

E, para acionar o órgão ou registrar algum tipo de denúncia, ligue para a ouvidoria do SUS no número 0800 641 3377, ou abra um processo diretamente na Ouvidoria Municipal.

Em caso de dúvidas, ligue para (41) 3291-5246 / (41) 3291-5004 (WhatsApp) ou envie um e-mail para [email protected].