Grande Curitiba

Mutirão Lixo Zero coletou mais de 160 quilos de resíduos ao entorno do canal extravasor do Rio Iguaçu

29 de abril de 2024 às 14:17
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foi realizado no dia 20 de abril um mutirão de limpeza no entorno do canal extravasor do Rio Iguaçu, próximo à nova ponte que liga o bairro Cidade Jardim ao Parque São José. A iniciativa, promovida por meio de uma parceria entre o Instituto Lixo Zero, a organização Sea Shepherd e o Instituto Ínpar, coletou 160.680 quilos de resíduos.

O grupo participante recolheu manualmente os materiais com o auxílio de luvas e sacos de lixo, separando os recicláveis dos não recicláveis para destinação correta. “O objetivo da ação foi de sensibilizar a comunidade sobre a importância da separação e encaminhamento correto dos resíduos produzidos nos domicílios, além da conservação dos recursos hídricos”, explica o secretário da Semma, Ahirton Sdroiesk Junior.

Durante a ação, foram coletados: plásticos, metais, papéis, vidros, isopores, cerâmicas, tecidos, borrachas, bitucas de cigarro, canudinhos, copos plásticos, hastes de pirulito e até uma carcaça de TV.

“Muitos desses itens, se descartados corretamente, poderiam ser reciclados e reintegrados à cadeia produtiva, reduzindo assim o impacto ambiental. Além dos resíduos espalhados, pontos de desova de caliças, madeiras e galhos foram encontrados próximos ao canal extravasor”, completa Ahirton.

Denuncie o descarte ilegal!

A Semma ressalta a importância da comunidade denunciar os descartes ilegais no município. A denúncia pode ser feita por meio da página do Portal da Prefeitura, no “Fale Conosco”. Para autuação do responsável do descarte, é necessária a filmagem ou fotografia do momento da ação.

O que a Prefeitura coleta:

  • Madeiras (móveis desmontados e restos de madeira);
  • Entulho (sofá velho, colchão, fogão, geladeira, etc);
  • Resíduos Vegetais (restos vegetal, grama e galhos);
  • Carcaça de animais (cachorro, gato, cavalo morto);
  • Caliças (restos de materiais de construção – máximo de 0,5 m³).

As solicitações devem ser feitas pelo Aplicativo SJP156 ou telefone 0800-156-0800.