Grande Curitiba

Castração gratuita de mil cães e gatos está com agendamento aberto em Campo Largo

Para participar os tutores devem fazer um cadastro preenchendo um formulário digital. Confira o link, quais os critérios para participar e quais regiões receberão o projeto
16 de abril de 2024 às 15:56
Essas duas cachorras são da tutora Angelita Maria Batista Diniz, moradora da Vila Glória, e participaram da edição do projeto que aconteceu no Jardim Meliane Foto: Arquivo / SMCSeTI

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), informa que o Município receberá novamente o projeto Castramóvel, uma unidade móvel com estrutura para realizar cirurgias de castração de até mil animais, entre cães e gatos, de forma gratuita.

Depois do sucesso das edições anteriores (em 2022 e 2023), a ação estará no dia 25 de maio no bairro Cercadinho, nos dias 26 e 27 de maio próximo ao Parque da Lagoa, e nos dias 28 e 29 de maio no bairro Partênope, sempre das 8h às 17h.

“Poderão participar com prioridade os animais que estão sob os cuidados de 17 protetores cadastrados junto ao Município, de tutores cadastrados no CadÚnico, e também de tutores moradores dos bairros selecionados, contemplando também os bairros mais próximos, para animais de 6 meses a 7 anos, macho ou fêmea”, explica Thiago de Lima Teixeira, secretário municipal de Meio Ambiente.

O agendamento para os animais dependerá de uma prévia seleção feita a partir dos critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal responsável. Os tutores responsáveis pelos animais e interessados em participar deverão realizar o preenchimento de formulário digital, acesse aqui. O prazo é até 15 de maio e fique atento, é necessário realizar uma inscrição para cada animal que será submetido ao procedimento cirúrgico. Ou seja, se são dois animais, por exemplo, preencha duas vezes, pois será um agendamento para cada um deles.

Oportunidade presencial – Também no dia 18 de maio, durante a ação itinerante Prefeitura no Bairro que será no Itaqui (no Complexo Esportivo Ari Moro – Campo do 21), as equipes do CadÚnico e da Secretaria de Meio Ambiente estarão realizando cadastramento presencial para o Castramóvel. O mesmo já ocorreu na última ação que aconteceu no bairro Bom Jesus, no dia 6 de abril, com 10 inscritos. É preciso levar cópia do RG e CPF, do comprovante de endereço e cartão Bolsa Família ou cópia do comprovante de renda atualizado.

Confira as datas e locais do projeto Castramóvel:

– Dia 25 de maio: Bairro Cercadinho, local a definir
– Dias 26 e 27 de maio: na Igreja São Judas Tadeu, perto do Parque da Lagoa
– Dias 28 e 29 de maio: na Igreja Nossa Senhora das Graças, no Partênope

Essa é a quarta vez que a Prefeitura de Campo Largo realiza mutirão de castração e o objetivo é realizar o controle populacional de cães e gatos. Os moradores das regiões a seguir terão prioridade: Cercadinho, Guarani, Ferraria, Vila Pompeia, São Luiz, Timbotuva, Rivabem, Jardim Social, Guabiroba, Itaboa, Ouro Verde, Ferrari, São Francisco, Jardim Yara, Bom Jesus, São Jerônimo, Partênope, Jardim Florestal, Botiatuva, Jardim das Acácias, Vila Bancária, Três Rios, Popular Nova e Popular Velha.

Critérios para os credenciamentos – Estar inscrito no Bolsa Família, CadÚnico ou possuir renda máxima de 2 salários mínimos. E estar em regiões que hoje apresentam maior número de animais de rua. Porém, quem não se encaixar nesses critérios pode se inscrever também para o caso de vagas remanescentes (aguarde ser chamado).

Unidade Móvel de Castração – O projeto Castramóvel virá para Campo Largo por meio de uma parceria com a Unidade Móvel vinda do interior de São Paulo, com uma equipe de veterinários e técnicos que atenderão a população local. Cada local escolhido receberá a instalação de uma infraestrutura com sala de atendimento médico inicial, sala de anestesia, centro cirúrgico, sala de espera para os tutores e pós-operatório para os animais.

Fátima Lara, médica veterinária da SMMA, destaca que “a castração é benéfica para os animais, pois previne doenças e tumores, e ainda pode minimizar o abandono e a quantidade de animais nas ruas. Mas como se trata de um procedimento cirúrgico, exige cuidados. Os tutores devem se programar para garantir a saúde e o bem-estar do animal após a cirurgia”.

Com a participação da comunidade, essa é uma oportunidade para Campo Largo reduzir a população de animais de rua e a transmissão de doenças. Apoie o projeto, cadastre seus bichinhos, avise os vizinhos e conhecidos das regiões, participe!

Mais informações diretamente nos números WhatsApp da Secretaria de Meio Ambiente: (41) 99855-8176 e (41) 3291-5137