Grande Curitiba

Empreendedores campo-larguenses participaram de seis oficinas da Jornada de Planejamento em abril

Iniciativa da Sala do Empreendedor aconteceu em parceria com o Sebrae/PR e atualizou os participantes de temas importantes para auxiliar no desenvolvimento dos seus negócios
30 de abril de 2024 às 16:32
(Foto: Divulgação / SMDET)

COM ASSESSORIAS – No início de abril, após a terceira edição do evento Conexão MEI, Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenos empresários foram convidados – em todos os canais oficiais da Prefeitura – a participar de uma nova oportunidade de conhecimento disponibilizada pela Prefeitura, de forma gratuita.

A Sala do Empreendedor Germano Krueger Neto, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, promoveu ao longo do mês a Jornada de Planejamento, uma sequência de seis oficinas e capacitações ministradas por consultores especialistas do Sebrae/PR. Cerca de 120 profissionais participaram, de segmentos variados como gastronomia, doceria, serviços de estética, rastreamento veicular, fabricação de móveis planejados, ótica, manutenção predial, serviços para condicionamento físico, loja de acessórios para celular, produção de roupas de cama, marcenaria, fotografia, comércio online, venda de bijuterias, entre outras.

Durante três terças e três quintas-feiras deste mês aconteceram os encontros, na sede da ACCL (Associação dos Contadores de Campo Largo) que fica no centro, no período da noite (das 18h30 às 21h30) para permitir a conciliação do trabalho com as oficinas. Na programação estiveram assuntos como “Canvas do seu negócio”, “Controles financeiros para resultados”, “Liderar para crescer”, “Marketing – Planeje suas estratégias”, “Formação de preço de venda” e “Gestão de vendas”.

“Todos os temas abordados nesta edição da Jornada foram escolhidos porque se complementam, revelando ao empresário os aspectos de um negócio que ele precisa cuidar. O intuito da Sala do Empreendedor é ajudá-los a entender a importância do planejamento e da gestão empresarial para o crescimento de seus negócios”, afirmou Águeda Schmidt, coordenadora da Sala do Empreendedor de Campo Largo.

Tatyane Rodrigues é esteticista, lash designer e estudante de Massoterapia. No momento ela trabalha com carteira assinada e concilia este trabalho com atendimentos em uma sala, dentro de um salão de beleza de Campo Largo. Ela participou da Jornada de Planejamento porque, em breve, pretende somente empreender na área de Beleza e Estética. “Acredito que as oficinas agregaram muito conhecimento. Além de aprimorar algumas coisas que já estava lendo, consegui absorver muito aprendizado. Os encontros foram bem dinâmicos e os palestrantes nos deixaram muito à vontade e nos passaram informações bem importantes em cada assunto abordado. Ainda pude conhecer e trocar experiências e vivências com os demais colegas, então com certeza participarei sempre que possível”, contou.

Como o próprio nome diz, o Conexão MEI de 2024 teve a intenção de juntar experiências, vivências, casos de sucesso, criando uma rede de interação entre empreendedores do Município. Essas oficinas realizadas em abril geram certificado de participação e, em breve, a Sala e o Sebrae devem trazer novas oportunidades para Campo Largo.

A consultora do Sebrae Campo Largo, Fernanda Lopata, revelou que a intenção dessa jornada, desde a sua concepção, foi ajudar os empresários a tirar um tempo para planejar a empresa, contemplando todas as áreas. “Porque muitas vezes eles ficam focados somente em vender mais, pensando em como ganhar mais dinheiro e ter mais lucro, mas tudo isso também depende de uma organização. Então, a partir do momento que eles param para organizar a empresa, para pensar quem é o cliente dele, quem são os parceiros, que tipo de fornecedores têm, que tipo de matéria-prima precisam, isso vai impactar lá na frente, no sucesso que o empresário quer”, pontuou.

A consultora destacou ainda que o dia a dia é muito corrido, então é difícil para os empresários pararem assim, voluntariamente e sem algo mais direcionado, para poder fazer isso. Como a maioria são MEIs, eles precisam se empoderar, se apropriar, se posicionar como líderes dos seus negócios. Nesse sentido, Águeda completou: “parabenizamos todos os negócios locais que participaram e dispuseram do seu tempo para agregar conhecimento e aprimorar práticas. É essa disponibilidade que costuma fazer a diferença e trazer resultados”.

Continue acompanhando os canais de divulgação da Prefeitura para mais oportunidades como essa.

SERVIÇO:

Sala do Empreendedor Germano Krueger Neto
Local: sede administrativa – Bloco 17
Endereço: Avenida Padre Natal Pigatto, nº 925, Vila Elizabeth
E-mail: [email protected]
Fone: 3291-5228 (WhatsApp)