Grande Curitiba

Saúde Municipal lança Programa Abraço de Algodão voltado às pessoas com fibromialgia e dor crônica

Evento de lançamento será aberto ao público e acontece na Casa da Cultura, dia 23 de maio, pela manhã. Novidade ampliará as ações de saúde e bem-estar para os pacientes diagnosticados
17 de maio de 2024 às 11:55
(Foto: ilustrativa: Freepik e divulgação / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – No último domingo, 12 de maio, foi celebrado o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, de acordo com a Lei Federal nº 14.233/2021. E também em Campo Largo, o mesmo dia é marcado pela Lei Municipal nº 3421, de abril de 2022, que destaca a importância do tratamento e da conscientização sobre a doença.

Sendo assim, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, prepara um evento especial de lançamento do Programa Abraço de Algodão, na semana que vem. Ele incorpora o projeto piloto existente no município que, a partir de agora, passará a ser um Programa de Governo com alcance ampliado, voltado para pessoas com diagnóstico clínico de Fibromialgia e também aquelas com dores crônicas, trabalhando a conscientização e realizando seu acompanhamento com orientações de saúde e bem-estar.

Confira a programação do evento aberto ao público que será no dia 23 de maio, às 9h, na Casa da Cultura:

8h30 – Recepção com o músico convidado Luiz Antonio Souza Neto, participante do programa
9h – Abertura com presença do prefeito
9h15 – Palestra “Como ressignificar sua vida mesmo sentindo dor”, ministrada pela reumatologista Patrícia Martin e a psicóloga Mariane Bonato
10h – Palestra “Impacto psicológico da dor crônica”, ministrada pelo psicólogo Clemilson Gomes
10h40 – Bate papo com profissionais do programa
– Letícia Reinhardt, terapeuta ocupacional, com o tema “Alívio postural e conservação de energia como aliados no tratamento da dor crônica”
– Felipe Mateus Arruda de Souza, nutricionista, com o tema “Alimentação saudável e os benefícios para o tratamento da dor crônica”
11h45 – Encerramento com participantes dos encontros semanais

Danielle Fedalto, secretária de saúde de Campo Largo, explica que “este programa envolve a equipe multiprofissional e tem o objetivo de ajudar os pacientes que sofrem com dores crônicas a resgatar sua qualidade de vida”. Ela também revela que há a intenção de ampliar o programa, reunindo o grupo também em outras Unidades Básicas de Saúde para facilitar o acesso ao programa.

Com o lançamento do programa os pacientes terão acesso a uma cartilha informativa para auxiliar no tratamento, que será entregue no evento.

Histórico – A iniciativa foi da médica reumatologista do município, Patrícia Martin, criada em agosto de 2017 como um projeto piloto que foi ganhando forma ao longo de seis anos e já atendeu mais de 160 pessoas, ajudando a lidar com as dificuldades impostas pela síndrome.

O programa conta com uma equipe formada pelos seguintes profissionais: psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista e reumatologista. Juntos esses profissionais criaram um protocolo de intervenção baseado em evidências clínicas relevantes para cada área. E realizam encontros semanais para cerca de dez participantes, a maioria mulheres, geralmente nas segundas ou quintas-feiras. O grupo se reúne sempre no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS 2), na Vila Bancária – e é aberto a moradores de todas as regiões da cidade.

Outras frentes – As atividades motivadas pelo projeto levaram à criação de outro projeto, uma Associação chamada Mulheres Transformadoras, também criada pela médica Patrícia Martin. As pacientes se reúnem para realizar trabalhos manuais e são incentivadas a participar de feiras para vender seus produtos e, assim, ter uma fonte de renda.

Além dos encontros, a Prefeitura de Campo Largo fornece gratuitamente a Carteira de Prioridade para Portador de Fibromialgia, conforme a Lei Municipal nº 3470/2022. A solicitação pode ser feita através deste portal, acessando a página neste link. E, aqui no município, o atendimento preferencial às pessoas com diagnóstico clínico de Fibromialgia é assegurado conforme a Lei Municipal nº 3054/2019.

A doença – A Fibromialgia é uma síndrome e está associada a uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. Trata-se de uma forma de reumatismo associado à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. A doença reumatológica afeta a musculatura, causando dor, e acomete 2% da população mundial, sendo mais frequente em mulheres.

Avise amigos e familiares, convide pessoas que podem se beneficiar do programa, esse é um momento importante para receber informações. Participe!

SERVIÇO:

Lançamento Programa Abraço de Algodão
Data: 23/05
Horário: 9h
Local: Casa da Cultura
Endereço: Rua do Centenário, 2011, Centro

Encontros de gerenciamento da dor – Fibromialgia
Nas quintas-feiras
Próximo encontro: 06/06/2024
Horário: 15h
Local: Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS 2)
Endereço: Rua Francisco Xavier de Almeida Garret, s/n, Vila Bancária
Mais informações: (41) 3291-5203 (WhatsApp) ou (41) 3291-5209 (Secretaria de Saúde)