Grande Curitiba

Inaugurada a primeira Escola Municipal do Campo de Educação Especial

Famílias de todas as localidades do interior serão atendidas na escola que é um marco para a região. A nova construção tem salas adaptadas e até mesmo um piscina aquecida para hidroterapia
4 de junho de 2024 às 17:33
(Foto: Thatiana Bueno / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo inaugurou na última quarta-feira, 29 de maio, a nova Escola Municipal do Campo Professora Doraci Rodrigues Machado. Localizada no distrito de Três Córregos, sua atuação é na modalidade Educação Especial, para atender os estudantes que moram em todas as regiões do interior do Município com necessidades educativas especiais, graves comprometimentos, múltiplas deficiências ou grau elevado de comprometimento.

A escola atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando 51 pessoas – entre estudantes e funcionários. Já o CEMAE (Centro Educacional Municipal de Atendimento Especializado), construído no mesmo bloco, contemplará atendimento de Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Hidroterapia, Oficina de Linguagem e Apoio Pedagógico. Da equipe que atua na escola, a maioria é de moradores da região.

Antes a escola Professora Doraci funcionou por doze anos compartilhando espaços cedidos pela Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula e pelo Colégio Estadual São Francisco de Assis. As estruturas ficam lado a lado e agora seguem vizinhas desta nova construção que recebeu investimento de R$ 1.675.489,95 e está apta para dar continuidade ao trabalho de aprendizado e convivência de seus alunos, nas suas especificidades.

A escola e o CEMAE possuem diversas salas de aula, salas para atendimentos dos técnicos, piscina para hidroterapia, espaços para planejamento e material pedagógico, secretaria, direção, copa, refeitório, cozinha para merenda escolar, banheiros adaptados e área de lazer.

O prefeito Maurício Rivabem mostrou-se orgulhoso pela conquista para a localidade, após muitos anos de espera. “A inauguração desta escola é um legado que ficará para a história no nosso interior. Uma obra que vai melhorar a vida de toda a população de Três Córregos. Graças a Deus não foi só o meu sonho, foi o de todos que estão aqui hoje. Antes era um local pequeno, tínhamos problemas estruturais, e agora entregamos para a população um espaço de qualidade, na região em que moram, com condições de estudar bem e realizar exercícios físicos adequadamente”, disse na ocasião.

Dorotéa Merchiori Stoco, secretária municipal de Educação, também emocionada destacou que “a educação é papel de todos e só se constrói em conjunto. Hoje estamos vendo o grande resultado de quando trabalhamos juntos. Foram muitas mãos para entregar ao interior uma estrutura desse porte. O objetivo principal é bem atender os nossos alunos, dando acesso a educação pública de qualidade, com plena aprendizagem e abrindo oportunidades iguais para todos os estudantes”.

O evento
– A cerimônia realizada na manhã do dia 29 de maio foi em tom festivo com o descerramento da placa inaugural, a saudação da aluna Letícia Freitas Miguel (do EJA) e a apresentação da canção intitulada “Dia Memorável”, escrita pelo membro do Conselho Escolar, José Gonçalves da Luz, e pela diretora da escola, Marilene Krzyzanovski da Luz, com participação de todos para celebrar o momento. Também o hino de Campo Largo foi entoado pelos alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula.

Clóvis Boufleur, assessor parlamentar de Flávio José Arns, esteve representando o Senador da República e, em seu nome, desejou que “a nova sede contribua para melhorar o atendimento, fortalecer o compromisso e a responsabilidade de trabalhar pela dignidade, cidadania e garantia dos direitos fundamentais dos alunos atendidos. E que proporcione novas experiências que possam contribuir para outras interações, aprendizagens e recomeços”.

A diretora da escola destacou o que significa uma escola nova e aconchegante na região, projetada para atender com profissionalismo e qualidade. “Essa conquista beneficiará todos os estudantes e a comunidade, pois a educação é direito de todos, respeitando as características e individualidades. Cada um aprende no seu ritmo e tempo. Nesses quase nove anos na direção da escola, agradeço por caminharmos juntos, por acreditarem nos estudantes”, disse Marilene.

Homenagem – A Escola Municipal do Campo Professora Doraci Rodrigues Machado foi criada em 25 de novembro de 2011, e o nome escolhido homenageia a professora que nasceu na localidade da Geada, em Três Córregos. Doraci iniciou a carreira na Educação em 1983, trabalhando com classes multisseriadas na Escola Rural Municipal Lourenço Rodrigues Machado. Com o fechamento das Escolas Rurais multisseriadas, em março de 1990 ela foi transferida para a Escola Municipal Augusto Pires de Paula e nela trabalhou na secretaria, como professora auxiliar e professora regente do ensino regular, atuando em todas as séries.

Várias vezes, segundo os colegas, Doraci relatou sobre os alunos do Pré I e a experiência inesquecível com eles. Depois de concluir o curso superior, pelo fato de ter na turma uma aluna especial, sentiu que precisava se especializar na Educação Especial, buscando cursar uma pós-graduação na área. Então teve a oportunidade de assumir duas classes especiais, conciliando o desejo de aliar teoria e prática. Adaptando-se rapidamente à Educação Especial, era visível sua empolgação, sempre comentando sobre a evolução de seus alunos. Atuou de 2007 até julho de 2011, quando infelizmente faleceu durante o recesso escolar.

Eliane Aparecida Magatão Pscheidt, gestora que hoje já está aposentada, fez questão de participar do momento. Ela trabalhou com a professora Doraci e, dos 25 anos de atuação entre ensino e direção, boa parte deles foi justamente no local. “Essa nova escola consolida a centralização das escolas da região. Doraci sempre foi uma pessoa proativa, essa é uma bela homenagem para ela”, comentou.

Emerson Tiago Krzyzanovski Moreira, filho de Doraci, esteve presente com a família e lembrou da mãe com saudade. “Ela sempre se dedicou muito à escola, estava sempre aqui. A família fica muito emocionada com a homenagem e com o reconhecimento de uma vida inteira”.

Presenças – Além de antigos diretores e servidores públicos que já atuaram na escola antes, os atuais professores, estudantes, pais, demais servidores públicos que agora trabalharam para a nova escola, e moradores locais presentes, participaram da inauguração da nova escola o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, o representante do Senador da República, Flávio José Arns, Clóvis Boufler, a diretora da nova escola, Marilene Krzyzanovski da Luz, a presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), Margarete Bilyk, o membro do Conselho Escolar, José Gonçalves da Luz (conhecido como “Zezinho”), e o filho da patrona da escola, Emerson Tiago Krzyzanovski Moreira.

Os secretários e secretárias municipais Dorotéa Merchiori Stoco (Educação); Flávio Barszcz (Obras Viárias); Samir Moussa (Ordem Pública); Fledinei Borges Licheski (Desenvolvimento Urbano) e Eliezer Leal (Desenvolvimento Social). Acompanharam também a solenidade o presidente da Câmara Municipal de Campo Largo, vereador João da Água; os vereadores Alexandre Guimarães, André Gabardo, Dr. João Freita, Pedrinho Barausse e Marcio Beraldo.