Grande Curitiba

Secretaria de Educação realizou o 2º encontro inter-religioso em Campo Largo

Evento debateu a pluralidade das religiões, filosofias e crenças e o Ensino Religioso nas escolas em parceria com a Associação Inter-religiosa de Educação (Assintec).
5 de junho de 2024 às 11:23
(Foto: Taianá Martinez (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (04) o 2º Encontro Inter-religioso. O evento na Casa da Cultura reuniu diferentes lideranças religiosas, o prefeito Maurício Rivabem, além de diretores, pedagogos, secretários escolares e professores que atuam com o componente curricular Ensino Religioso nas instituições de ensino do município.

Esse encontro foi realizado visando sensibilizar sobre as diversas manifestações religiosas percebidas na realidade dos estudantes, além de promover o conhecimento e a efetivação do que está escrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Estiveram presentes líderes das seguintes religiões e igrejas: católica, muçulmana, Seicho No Ie, luterana e presbiteriana.

Pluralidade – O propósito do evento foi o de promover o conhecimento e o direito à liberdade de consciência e de crença e a Cultura da Paz. “O espaço escolar deve contribuir para o diálogo, exercitando o respeito à liberdade religiosa, o pluralismo de ideias e a cultura da paz”, disse a secretária municipal de educação, Dorotéa Stoco.

O diretor da Associação Inter-religiosa de Educação (Assintec), Padre Volnei Carlos de Campos, abriu o debate destacando a importância da preparação dos profissionais da Educação para a garantia do respeito às crenças. “O diferente precisa ser respeitado. Devemos ser contra qualquer tipo de radicalismo e o combate começa na escola. Não é preciso ensinar uma só religião, mas sim, ensinar às crianças que existem diversas religiões”, explicou.

Ensino – Em seguida, a professora, representante da Secretaria Municipal de Educação de Araucária e integrante da equipe pedagógica da Assintec, Danuse Araújo, falou sobre o componente curricular que é o Ensino Religioso, explicando que a disciplina não é mais promoção de uma doutrina, mas sim, um mecanismo de promoção para uma sociedade plural e equitativa, a partir da sala de aula.

Os líderes religiosos presentes também tiveram a oportunidade de falar um pouco sobre suas religiões e desafios da sociedade atual, ampliando o debate e desmistificando estereótipos, com o objetivo maior de combater a intolerância religiosa. Participaram o Sheike Mohammad Reza, da Mesquita de Curitiba – Mesquita Imam Ali ibn Abi Tálib; Enir Warmling, do Seicho No Ie; o Padre Roberto Newtig; e os presbíteros Marlon Bruno Henrique e Cristiano Nickel Júnior, da Igreja Presbiteriana Independente do Itaqui.