Grande Curitiba

UBS de Bateias é entregue à população após grande reforma

Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega oficial das melhorias realizadas na UBS que atente a uma população aproximada de 9 mil pessoas.
3 de julho de 2024 às 16:54
(Foto: Taianá Martinez (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A população do distrito de Bateias, em Campo Largo, recebeu nesta quarta-feira, 03 de julho, uma Unidade Básica de Saúde toda reformada.

A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega oficial das melhorias realizadas na UBS que atente a uma população aproximada de 9 mil pessoas.

Com investimentos municipais e federais de R$243.340,61, a Prefeitura executou melhorias significativas, visando mais conforto para os profissionais e acolhimento à população.

Foram realizadas obras de adequação para acessibilidade e prevenção de incêndio, reforma geral nas salas de Odontologia, com novos equipamentos como cadeiras odontológicas de última geração e raio-x. Reforma na sala de expurgo e esterilização, pintura em geral, entre outros serviços.

“Era uma unidade muito antiga, que necessitava deste cuidado. Estamos cuidando também de Bateias. A região, além desta reforma, recebeu no ano passado maquinário novo para manutenção de ruas e estradas. Queremos fortalecer o turismo na região. Enfim, são muitos planos para Bateias e a reforma da UBS era o mais urgente, mas apenas o início”, disse o prefeito Maurício Rivabem.

A UBS Bateias conta com duas equipes da Saúde da Família, composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliar de farmácia, médico pediatra uma vez por semana, seis agentes comunitários de saúde (ACSs) e equipe de saúde bucal composta por cirurgiões dentistas, técnico de higiene bucal e auxiliar de odontologia que realizam aproximadamente 5.500 procedimentos e atendimentos por mês.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Fedalto, adiantou que estuda a possibilidade de ampliar para três equipes de Saúde da Família na UBS Bateias, ou seja, mais médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares. “É com muita satisfação que finalizamos esta obra, uma unidade que já faz um atendimento cuidadoso e acolhedor para os cidadãos e pretendemos ampliar no que for possível”, disse.

Odontologia – O grande destaque desta reinauguração foi o investimento no consultório odontológico, para um melhor atendimento em Saúde Bucal, que já vinha sendo feito na unidade, mas radicalmente modificado, como disse o cirurgião-dentista Alan Gustavo, que atua há 3 anos na UBS Bateias. “Desde que me formei, sempre acreditei na Saúde Pública. A boa estrutura é muito importante para a realização de um trabalho que a população merece, mas a equipe e os profissionais são fundamentais. Aqui somos muito entrosados e isso reflete no atendimento”, contou o servidor.

A dona de casa Elidia Aparecida de Jesus Furquin levou o filho Luiz Ricardo de 11 anos para o atendimento médico nesta quarta-feira, mas o menino também faz acompanhamento odontológico na unidade. “Eles nos atendem muito bem, o doutor Alan é mais que um dentista, ele vem a ser quase um anjo para nós”, disse.

Fortalecimento da saúde primária – O município de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, busca nas Unidades Básicas de Saúde fortalecer diariamente a Atenção Primária à Saúde, que cumpre o papel de promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde das famílias campo-larguenses.

Campo Largo conta com treze Unidades Básicas de Saúde urbanas e cinco no interior. Três delas, Ferraria, Dante e Vila Glória, atendem até as 22 horas. Em 2023, foi entregue a UBS Amadeu Mazzo, na região do Botiatuva, unidade porte III e construída totalmente com recursos municipais.

Além disso, está em andamento a construção da UBS Riacho Doce, no Jardim Três Rios, financiada por meio de recursos da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) – FUNSAUDE e mais complemento do município.

Em fase final de licitação, está a construção da UBS no bairro Bom Jesus e aguardando recurso do PAC para licitação da obra estão duas unidades: uma no Jardim Rivabem e outra na localidade de São Pedro, distrito de São Silvestre, interior de Campo Largo.

A UBS de Santa Cruz, também interior do município, está em reforma e ampliação para implantação de uma sala de estabilização. E para somar a tudo isso, a Saúde Municipal já tem projetos finalizados para a reforma do antigo Centro Médico Hospitalar (CMH) que se tornará Centro de Especialidades, Imagens e Reabilitação de Campo Largo e para a construção de um novo local para a Farmácia Especial.