União entre escolas, famílias e polícia formou 900 alunos no PROERD
COM ASSESSORIAS – No sábado (19), 900 estudantes do ensino fundamental da rede pública de Campo Largo participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o PROERD.
Realizado na Primeira Igreja Batista de Campo Largo (PIB) pelo Batalhão de Patrulha Escolar da Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o evento reuniu as famílias dos estudantes, professores, diretores, autoridades e a Banda da Polícia Militar.
Divididas em duas partes, uma pela manhã e outra à tarde, as cerimônias foram abertas pelo pastor Abner Bahr, que abençoou os professores e estudantes, além de ressaltar a importância das escolhas em nossas vidas e como elas interferem na caminhada de cada um.
O PROERD – Aplicado pelos policiais militares Eliane dos Santos Fernandes e Rodrigo Serafim, ao longo de 2024 o programa visitou 21 escolas, alcançando 33 turmas do 5° ano do Ensino Fundamental.
Durantes dez encontros, as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades para tomar decisões seguras e responsáveis no cotidiano, assim como se comunicar de forma eficiente, praticar empatia, lidar com possíveis situações de pressão de colegas, como o bullying e, principalmente, se manter longe das drogas e da violência.
Dentro do programa, uma das atividades propostas pelos policiais Serafim e Eliane foi a produção de uma redação sobre o PROERD. Os estudantes que tiveram seus textos considerados os melhores receberam uma lembrança como incentivo pela produção.
Colaboração – Para atingir os objetivos e ser um programa eficaz, o PROERD necessita da união entre escola, polícia e família. Por esse motivo, a Secretária de Educação, Dorotéa Merchiori Stoco, destacou a importância desta colaboração entre os três grupos e comemorou o fato de o programa ser realizado há mais de 20 anos no município. “Juntos fazemos a diferença no futuro das crianças”, disse.
Entre brincadeiras, música e danças, o prefeito Mauricio Rivabem teve a oportunidade de falar sobre a parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura. “Precisamos ser vigilantes com as crianças, que são o presente e o futuro da nossa cidade”, reforçou.
O evento foi finalizado com a chegada do leão DAREN e com a distribuição de pelúcias do mascote a todos os formandos.